As metodologias estão alinhadas com a tipologia de aulas, promovendo a participação do estudante, através de um processo de construção ativa e colaborativa das suas aprendizagens. Serão integrados vídeos, documentários e infografia com recurso a fóruns de debate através da plataforma Moodle®, relativa aos estados de saúde da população portuguesa, europeia e mundial.
Estas abordagens serão complementadas com dinâmicas de grupo na cocriação de materiais com foco nas principais alterações ao estado de saúde da pessoa ou comunidade, através da mobilização dos conhecimentos desenvolvidos.
Avaliação por frequência - 70% e trabalho de grupo (de análise crítica a um filme visualizado em sala de aula) - 30%. A avaliação permitirá evidenciar os resultados da aprendizagem em função dos objetivos fixados, em que o estudante recebe o feedback sobre o seu desempenho, associado a aconselhamento sobre o seu processo de aprendizagem.
Compreender o conceito de Epidemiologia, evolução histórica e aplicação no âmbito da saúde global;
Perceber a importância da Epidemiologia na avaliação da efetividade e eficiência nos cuidados de saúde, com ênfase na intervenção em Fisioterapia;
Desenvolver competências de análise da informação e implementação na prática clínica, baseada em evidência científica;
Conhecer os princípios básicos da metodologia do estudo epidemiológico na promoção da saúde, prevenção da doença e desenvolvimento de políticas de saúde;
Descrever os métodos Epidemiológicos no diagnóstico da situação de saúde-doença de uma população e os fundamentos teóricos das atividades de rastreio;
Adquirir conhecimentos e desenvolver competências na análise e interpretação dos estudos epidemiológicos;
Reconhecer as questões éticas inerentes à investigação epidemiológica.
Nao
1. Conceitos fundamentais em Epidemiologia e Saúde Global. Epidemiologia: conceito, objetivos e finalidades. Evolução Histórica. Área de atuação e métodos em Epidemiologia. Epidemiologia e a relação com os Cuidados da Saúde. Estratégia Epidemiológica. Determinantes em Saúde – Saúde Mundial.
2. Epidemiologia e saúde pública. Medição da morbilidade e mortalidade. História natural da doença: relações com a etiologia e níveis de prevenção. Tendências de Saúde - envelhecimento populacional. Etiologia multifatorial: fatores do hospedeiro e ambientais, sua inter-relação. Gestão de doenças não transmissíveis.
3. Mensuração da saúde e da doença. Definição de Saúde e de Doença. Medidas de frequência, risco e associação em Epidemiologia. Conceito de exposição. Tipos de indicadores de saúde.
4. O rastreio na deteção da doença. Definição e importância das atividades de rastreio. Princípios e Avaliação de um programa de rastreio.
5. Metodologia Epidemiológica. Epidemiologia analítica. Tipos de estudos em Epidemiologia.
Exame Teórico: 100.0%
Frequência: 70.0%
Trabalho de Grupo: 30.0%
Beaglehole, R.; Bonita, R.; Kjellström, T. (2006). Basic Epidemiology. Geneva: World Health Organization
Council For International Organizations Of Medical Sciences, &Amp; World Health Organization. (2008). International Ethical Guidelines For Epidemiological Studies. Cioms.
Curado, M. A. S., Teles, J. &Amp; Marôco, J. (2014). Analysis Of Variables That Are Not Directly Observable: Influence On Decision-Making During The Research Process. Revista Da Escola De Enfermagem Usp, 48(1), 146–156.
Fronteira, I. (2013). How To Design A (Good) Epidemiological Observational Study: Epidemiological Research Protocol At A Glance. Acta Medica Portuguesa, 26(6), 731–736.
Fronteira, I. (2018). Manual De Epidemiologia. 1ª Edição. Coimbra: Editora Almedina.
George, F. (2019). Prevenir Doenças E Conservar A Saúde. 1ª Edição. Lisboa: Fundação Fms. Gordis, L. (2014). Epidemiology. 5ª Edição. Philadelphia: Elsevier
Machin, D., &Amp; Campbell, M. J. (2005). Design Of Studies For Medical Research. John Wiley &Amp; Sons, Ltd.
Mausner, J. &Amp; Kramer, S. (2009). Introdução À Epidemiologia (5ªed.). Fundação Calouste Gulbenkian
Maria Manuela Henriques Pereira Ferreira