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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 30
Area Cientifica Fisioterapia
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4757
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Métodos de ensino

A unidade curricular constitui-se de estratégias presenciais num modelo colaborativo que potenciam a sua autonomia:

  • Metodologias de observação, observação-ação e ação;
  • Análise crítico-reflexiva das situações de aprendizagem;
  • Resolução de problemas em contexto real;
  • Pesquisas na literatura;
  • Resolução de problemas/tarefas;


Objetivos de Unidade Curricular

  • Demonstrar os valores da profissão no desempenho da prática clínica;
  • Desenvolver um processo reflexivo de aprendizagem continua com o objetivo de melhorar os processos e os resultados das suas intervenções e a satisfação dos seus utentes com estratégias efetivas de comunicação;
  • Assumir o papel de fisioterapeuta no movimento e na função da pessoa em processo de transição saúde/doença;
  • Desenvolver um processo de raciocínio clínico com conhecimento, aptidões e atitudes específicas que lhe permitem reconhecer padrões de função/disfunção, capacidade e desempenho funcional, influência dos fatores contextuais, aptidão para formular diagnóstico e prognóstico em fisioterapia, bem como resultados da sua intervenção baseada na evidência científica;
  • Dispor de aptidão para comunicar com outros profissionais e comunidades de diferentes áreas, visando a promoção da profissão ou dos cuidados dos utentes pela realização de notas de alta ou de reencaminhamento com supervisão;


Estagios

Sim


Programa

  • Aplicação dos conhecimentos científicos, técnicos e relacionais dirigidos à pessoa/família em contexto real na prática clínica baseada na evidência;
  • Respeito de princípios éticos e deontológicos da profissão nos diferentes contextos de integração profissional;
  • Relação e comunicação com a pessoa/família e equipa multidisciplinar visando a melhoria dos resultados pelo empoderamento e motivação do utente;
  • Uso de metodologias de avaliação integrativas das diferentes áreas de forma a intervir na pessoa como um todo na produção de um diagnóstico e prognóstico em Fisioterapia e técnicas de intervenção específicas acompanhadas de processos contínuos de reavaliação visando um acompanhamento e monitorização de resultados;
  • Tomada de decisão para as intervenções em fisioterapia baseadas na evidencia, promotores da continuidade e segurança dos cuidados;
  • Compreensão das diferentes estruturas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares que influenciam o contexto profissional;


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Avaliação do Relatório de Educação Clínica IV : 30.0%

Grelha de Avaliação de Educação Clínica IV : 70.0%


Itens Bibliograficos

Associação Portuguesa De Fisioterapeutas. (2021). Princípios E Responsabilidades Éticas Dos Fisioterapeutas. Lisboa: Apfisio. Http://Www.apfisio.pt/Wp-Content/Uploads/2021/04/Princ%C3%Adpios-E-Responsabilidades-%C3%89Ticas-Dos Fisioterapeutas.pdf

Ordem Dos Fisioterapeutas. (2021). Referencial Da Formação Inicial Para A Inscrição Na Of: Acesso Ao Exercício Da Profissão De Fisioterapeuta. Https://Ordemdosfisioterapeutas.pt/Wp-Content/Uploads/2021/04/Referencialdaformacaoinicial.pdf

Pinto, J., Cruz, J., Pinho, T., &Amp; Marques, A. (2019). Health-Related Physical Fitness Tests In Portuguese Children. Reference Equation For The Incremental Shuttle Walktest In Portuguese Children And Adolescents. Pulmonology

Torres-Parada, M., Marey-López, J., Balboa-Barreiro, V., &Amp; Vivas, J. (2021). Hombro Doloroso Postictus: Estudio Epidemiológico Y Análisis Asistencial En El Área Sanitaria De La Coruña. Fisioterapia


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