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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 15
Area Cientifica Fisioterapia
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4747
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Métodos de ensino

A unidade curricular constitui-se de estratégias presenciais num modelo colaborativo que potenciam a sua autonomia:

  • Metodologias de observação, observação-ação e ação.
  • Análise crítico-reflexiva das situações de aprendizagem
  • Resolução de problemas em contexto real
  • Pesquisas na literatura
  • Resolução de problemas/tarefas


Objetivos de Unidade Curricular

  • Desenvolver a atividade de Fisioterapia dentro do âmbito da prática e do conhecimento da profissão, relacionado com o movimento, funcionalidade e saúde do utente com condição cardiorrespiratória;
  • Demonstrar um comportamento ético e moral que inspire a confiança profissional e favoreça a relação profissional-utente de qualidade;
  • Desenvolver uma atitude profissional face aos pares, ao utente e familiares, a qual compreende a dignidade do utente e a necessidade de confidencialidade;
  • Estabelecer uma relação profissional com o utente/família/cuidador, no respeito pelos limites profissionais, tendo presente o melhor interesse do utente com condição cardiorrespiratória;
  • Implementar as etapas do processo de avaliação segundo o modelo de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde nas duas dimensões ao utente com condição cardiorrespiratória;
  • Desenvolver competências comunicacionais, relacionais e colaborativas entre utente/família/cuidadores e equipa multidisciplinar;


Estagios

Sim


Programa

Para a concretização dos objetivos a unidade curricular permitirá um período de educação clínica durante o qual os estudantes são integrados numa equipa multidisciplinar em contexto clínico. O estudante aplica especificamente os conteúdos programáticos inerentes às UC lecionadas dirigidos à pessoa/família em contexto real na prática clínica; respeito de princípios éticos e deontológicos da profissão; relação e comunicação com a pessoa/família e equipa multidisciplinar; metodologias de avaliação e intervenção cardiorrespiratória; registos clínicos de suporte à tomada de decisão para as intervenções em fisioterapia baseadas na evidencia, promotores da continuidade e segurança dos cuidados; procura de feedback de desempenho junto aos seus utentes/grupos e colegas profissionais com objetivo de melhoria continua; reconhecimento das estruturas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares que influenciam o contexto de atuação


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Grelha de Avaliação de Educação Clínica III: 50.0%

Relatório de Educação Clínica III: 25.0%

Estudo de Caso Clínico: 25.0%


Itens Bibliograficos

Toda A Bibliografia Sugerida Ou Fornecida Ao Aluno Durante As Componentes Teóricas Do 1º , 2º E 3º Anos Do Curso.

Associação Portuguesa De Fisioterapeutas. (2021). Princípios E Responsabilidades Éticas Dos Fisioterapeutas. Lisboa: Apfisio. Http://Www.apfisio.pt/Wp-Content/Uploads/2021/04/Princ%C3%Adpios-E-Responsabilidades-%C3%89Ticas-Dos Fisioterapeutas.pdf

Ordem Dos Fisioterapeutas. (2021). Referencial Da Formação Inicial Para A Inscrição Na Ordem Dos Fisioterapeutas: Acesso Ao Exercício Da Profissão De Fisioterapeuta. Https://Ordemdosfisioterapeutas.pt/Wp-Content/Uploads/2021/04 /Referencialdaformacaoinicial.pdf

Marques, A., Oliveira, A., Machado, A., Jácome, C., Cruz, J., Pinho, T, Hall. A., Alvelos, H., &Amp; Brooks, D. (2019). Cardiorespiratory Physiotherapy As A Career Choice – Perspective Of Students And Physiotherapists In Portugal. Physiotherapy Theory And Practice 35 Https://Doi.org/10.1080/09593985.2018.1469059


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