Menu
Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 15
Area Cientifica Fisioterapia
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4738
Partilhar curso

Métodos de ensino

  • Metodologias de observação, observação-ação e ação.
  • Análise crítico-reflexiva das situações de aprendizagem
  • Resolução de problemas em contexto real
  • Pesquisas na literatura
  • Resolução de problemas/tarefas 


Objetivos de Unidade Curricular

Desenvolver a atividade de Fisioterapia dentro do âmbito da prática e do conhecimento da profissão, relacionado com o movimento, funcionalidade e saúde do utente com condição neuromusculoesquelética; demonstrar um comportamento ético e moral que inspire a confiança profissional e favoreça a relação profissional-utente de qualidade; desenvolver uma atitude profissional face aos pares, ao utente e familiares, a qual compreende a dignidade do utente e a necessidade de confidencialidade; estabelecer uma relação profissional com o utente/família/cuidador, no respeito pelos limites profissionais, tendo presente o melhor interesse do utente com condição neuromusculosquelética; implementar as etapas do processo de avaliação segundo o modelo de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde nas duas dimensões ao utente com condição neuromusculosquelética; desenvolver competências comunicacionais, relacionais e colaborativas entre utente/família/cuidadores e equipa multidisciplinar.


Estagios

Sim


Programa

Para a concretização dos objetivos a unidade curricular permitirá um período de educação clínica durante o qual os estudantes são integrados numa equipa multidisciplinar em contexto clínico. O estudante aplica especificamente os conteúdos programáticos inerentes às UC lecionadas no 1º ano e 2º ano, agora dirigidos à pessoa/família em contexto real na prática clínica; respeito de princípios éticos e deontológicos da profissão; relação e comunicação com a pessoa/família e equipa multidisciplinar; metodologias de avaliação e intervenção neuromusculoesquelética; registos clínicos de suporte à tomada de decisão para as intervenções em fisioterapia baseadas na evidencia, promotores da continuidade e segurança dos cuidados; procura de feedback de desempenho junto aos seus utentes/grupos e colegas profissionais com objetivo de melhoria continua; reconhecimento das estruturas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares que influenciam o contexto de atuação.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Relatório de Estágio: 25.0%

Estudo de Caso Clínico: 25.0%

Grelha de Avaliação de Estágio: 50.0%


Itens Bibliograficos

Associação Portuguesa De Fisioterapeutas. (2021). Princípios E Responsabilidades Éticas Dos Fisioterapeutas. Lisboa: Apfisio. Http://Www.apfisio.pt/Wp-Content/Uploads/2021/04/Princ%C3%Adpios-E-Responsabilidades-%C3%89Ticas-Dos Fisioterapeutas.pdf Ordem Dos Fisioterapeutas. (2021).

Referencial Da Formação Inicial Para A Inscrição Na Of: Acesso Ao Exercício Da Profissão De Fisioterapeuta. Https://Ordemdosfisioterapeutas.pt/Wp-Content/Uploads/2021/04 /Referencialdaformacaoinicial.pdf Torres-Parada, M., Vivas, J., Balboa-Barreiro, V., &Amp; Marey-López, J. (2020).

Post-Stroke Shoulder Pain Subtypes Classifying Criteria: Towards A More Specific Assessment And Improved Physical Therapeutic Care. Brazilian Journal Of Physical Therapy, 24(2), 124–134. Https://Doi.org/10.1016/J.bjpt.2019.02.010


Partilhar curso