Metodologias: Case-based learning (CBL); Demonstrativa; Prática Experimental Supervisionada (observação,
observação-ação e ação);
Análise crítico-reflexiva das situações de aprendizagem;
Resolução de problemas/tarefas em contexto real;
Pesquisas na literatura complementares;
A avaliação é continua com o objetivo de obter informações sobre a aprendizagem realizada. No decorrer da unidade
curricular são aplicados métodos de avaliação formativa (Grelha de Avaliação de Educação Clínica I, facultada por Guia
de Orientação de Educação Clínica I) com o objetivo de recolher informações sobre o processo de aprendizagem
enquanto ele decorre. A avaliação da unidade curricular é da responsabilidade do docente orientador e do
supervisor/tutor do contexto da prática clínica. A nota final é o somatório da avaliação da Grelha de avaliação de
Educação Clínica I (50%), avaliação do Relatório de Educação Clínica I (50%).
Desenvolver a atividade de Fisioterapia dentro do âmbito da prática e do conhecimento da profissão, relacionado com
o movimento, funcionalidade e saúde do utente com condição musculoesquelética; demonstrar um comportamento
ético e moral que inspire a confiança profissional e favoreça a relação profissional-utente de qualidade; desenvolver
uma atitude profissional face aos pares, ao utente e familiares, a qual compreende a dignidade do utente e a
necessidade de confidencialidade; estabelecer uma relação profissional com o utente/família/cuidador, no respeito
pelos limites profissionais, tendo presente o melhor interesse do utente com condição musculosquelética;
implementar as etapas do processo de avaliação segundo o modelo de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde nas
duas dimensões ao utente com condição musculosquelética; desenvolver competências comunicacionais, relacionais
e colaborativas entre utente/família/cuidadores e equipa multidisciplinar.
Sim
Integração em equipa multidisciplinar em contexto clínico. Em Educação Clínica I aplica os conteúdos programáticos
inerentes às UC lecionadas no 1º ano e 1º semestre do 2º ano, através de conhecimentos científicos, técnicos e
relacionais dirigidos à pessoa/família em contexto real na prática clínica;
Respeito de princípios éticos e deontológicos da profissão;
Relação e comunicação com a pessoa/família e equipa multidisciplinar; metodologias de avaliação musculoesquelética;
Técnicas de intervenção musculoesquelética;
Registos clínicos de suporte à tomada de decisão para as intervenções em fisioterapia baseadas na evidencia, promotores da continuidade e segurança dos cuidados;
Procura de feedback de desempenho junto aos seus utentes/grupos e colegas profissionais com objetivo de melhoria continua;
Reconhecimento das estruturas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares que influenciam o contexto profissional onde o fisioterapeuta atua.
Instrumento de Avaliação Final: 50.0%
Relatório de Estágio : 50.0%
Associação Portuguesa De Fisioterapeutas. (2021). Princípios E Responsabilidades Éticas Dos Fisioterapeutas. Lisboa:
Apfisio. Http://Www.apfisio.pt/Wp-Content/Uploads/2021/04/Princ%C3%Adpios-E-Responsabilidades-%C3%89Ticas-Dos-
Fisioterapeutas.pdf
Ordem Dos Fisioterapeutas. (2021). Referencial Da Formação Inicial Para A Inscrição Na Of: Acesso Ao Exercício Da
Profissão De Fisioterapeuta. Https://Ordemdosfisioterapeutas.pt/Wp-Content/Uploads/2021/04
/Referencialdaformacaoinicial.pdf
Torres-Parada, M., Vivas, J., Balboa-Barreiro, V., &Amp; Marey-López, J. (2020). Post-Stroke Shoulder Pain Subtypes
Classifying Criteria: Towards A More Specific Assessment And Improved Physical Therapeutic Care. Brazilian Journal Of
Physical Therapy, 24(2), 124–134. Https://Doi.org/10.1016/J.bjpt.2019.02.010