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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 3
Area Cientifica Fisioterapia
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4742
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Métodos de ensino

Metodologia demonstrativa e interativa nas aulas de tipologia teórico-prática. E, metodologias mais ativas nas aulas de Prática Laboratorial para o desenvolvimento de competências de analise e experimentais. A metodologia de aprendizagem baseada em problemas e a educação para a compreensão serão aplicadas através de planeamento educativo baseado em cenários significativos de aprendizagem (simulação) em aulas de prática laboratorial. Utilização da plataforma de e-learning para estudo, discussão e reflexão guiadas. Para a avaliação, será utilizado um feedback entre pares.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Adquirir conhecimento de raciocínio clínico em sistema nervoso autónomo relacionado com a condição cardiorrespiratória.
  • Adquirir conhecimentos no estabelecimento de objetivos e planos de intervenção de fisioterapia cardiovascular e respiratória em diferentes contextos de fisioterapia, desde hospitalar complexa (UTI), ambulatório e domiciliar com suporte tecnológico.
  • Adquirir conhecimentos sobre as técnicas de intervenção de fisioterapia cardiovascular e respiratória em diferentes contextos de fisioterapia, desde hospitalar complexa (UTI), ambulatório e domiciliar com suporte tecnológico.


Estagios

Nao


Programa

  • Características de uma unidade de cuidados intensivos e seu equipamento
  • Sinais e sintomas de ventilação mecânica não invasiva e invasiva
  • Tipos de interfaces, ventiladores, modos ventilatórios e suas indicações contextos necessários à aplicação de VNI ou VI
  • Sistemas cardiovascular e respiratório ao esforço em contexto de simulação


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Frequência: 50.0%

Prova Prática: 50.0%

Avaliação por Exame

Exame: 100.0%


Itens Bibliograficos

Machado M. (2018). Bases Da Fisioterapia Respiratória. Terapia Intensiva E Reabilitação (2 Ed.). Guanabara Koogan.

Althawadi, R., Shkurka, E., Carter, L., Woyda, J., &Amp; Shannon, H. (2020). Cardiorespiratory Physiotherapy For Mechanically Ventilated Children Following Cardiac Surgery: A Prospective Observational Service Evaluation. Physiotherapy, 107, E64-E65.

Thomas, H. A., &Amp; Bendall, A. L. (2019). Exploring The Experiences Of Final-Year Bsc (Hons) Physiotherapy Students’ That Influence Views On Future Career Specialisation In Cardiorespiratory Physiotherapy. Physiotherapy, 105, E115-E116.

Cho, S. H., &Amp; Choi, K. B. (2020). Guidelines For The Evaluation Of Cardiorespiratory Physiotherapy In Stroke Patients. Healthcare (Basel, Switzerland), 8(3), 222. Https://Doi.org/10.3390/Healthcare8030222

Bendall, A. (2019). Exploring Employability Skills Development In The Context Of Undergraduate Level Cardiorespiratory Physiotherapy: Student Views. Physiotherapy, 105, E199-E200


Docente responsável

Sara Palos Souto De Miranda


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