As aulas teóricas visam desenvolver os conhecimentos de base dos estudantes para poderem aplicar o raciocínio
clínico no planeamento e intervenção fisioterapêutica. Pelas aulas teórico-práticas os estudantes farão discussão de
planos de avaliação, intervenção, resolução de problemas e analise de casos clínicos. Metodologia expositiva e
interativa nas aulas teóricas. Demonstrativa e interativa nas tipologia teórico-prática para resolução de problemas,
discussão de planos de avaliação, intervenção, resolução de problemas e análise de casos clínicos. Recurso à
plataforma de e-learning para o estudo orientado, discussão e reflexão. Avaliação contínua = Frequência (50%) +
Frequência (50%). Os estudantes podem optar por exame final.
Conhecer a definição de Neurociências no contexto da Fisioterapia ao longo do ciclo vital;
Conhecer as propriedades que diferenciam o sistema nervoso do resto do corpo humano, suas estruturas e
desenvolvimento;
Identificar a organização neuroquímica, o sistema neurovascular, o sistema ventricular e a regulação da pressão
intracraniana;
Conhecer a fisiopatologia da doença do sistema nervoso, a diversidade de patologia neurológica (vascular, traumática,
degenerativa, tumoral, infeciosa e neuromuscular) e as sequelas neurológicas de doenças sistémicas;
Identificar os nervos cranianos (via neural aferente ou sensitivas) a consciência e a atenção (ritmos sono e vigília);
Conhecer a homeostasia, a integração com o sistema endócrino, límbico e humor;
Estabelecer a relação entre o cérebro e o sexo, o controlo motor, a função motora na fala, a linguagem e explorar o
conceito de lateralização hemisférica;
Interpretar do ponto de vista do fisioterapeuta os exames complementares de diagnóstico.
Nao
Definição de Neurociências no contexto da Fisioterapia ao longo do ciclo vital;
Propriedades que diferenciam o sistema nervoso do resto do corpo humano, suas estruturas e desenvolvimento;
Organização neuroquímica, sistema neurovascular, sistema ventricular e regulação da pressão intracraniana;
Fisiopatologia da doença do sistema nervoso, a diversidade de patologia neurológica (vascular, traumática,
degenerativa, tumoral, infeciosa e neuromuscular) e as sequelas neurológicas de doenças sistémicas;
Os nervos cranianos (via neural aferente ou sensitivas) a consciência e a atenção (ritmos sono e vigília);
A homeostasia, a integração com o sistema endócrino, límbico e humor;
A relação entre o cérebro e o sexo, o controlo motor, a função motora na fala, a linguagem e explorar o conceito de
lateralização hemisférica;
Interpretação sob o ponto de vista do fisioterapeuta dos exames complementares de diagnóstico.
Exame Teórico: 100.0%
2ª Frequência: 50.0%
1ª Frequência: 50.0%
Torres-Parada, M., Vivas, J., Balboa-Barreiro, V., &Amp; Marey-López, J. (2020). Post-Stroke Shoulder Pain Subtypes
Classifying Criteria: Towards A More Specific Assessment And Improved Physical Therapeutic Care. Brazilian Journal Of
Physical Therapy, 24(2), 124–134. Https://Doi.org/10.1016/J.bjpt.2019.02.010
Bowe, A., James, M.&Amp; Young G. (2016). National Clinical Guideline For Stroke. London: Intercollegiate Stroke. Working
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Https://Www.strokeaudit.org/Supportfiles/Documents/Guidelines/2016-National-Clinical-Guideline-For-Stroke-5T-(1).Aspx
Carr J. &Amp; Shepherd R., (2010). Neurological Rehabilitation - Optimizing Motor Performance. Churchill Livingstone
Stokes M. &Amp;Stack E. (2011). Physical Management For Neurological Conditions. Elsevier – Churchill Livingstone
Lennon, S., Ramdharry, G., &Amp; Verheyden, G.(2018). Physical Management For Neurological Conditions. Churchill
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