Menu
Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 8
Area Cientifica Fisioterapia
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4730
Partilhar curso

Métodos de ensino

As aulas teóricas visam desenvolver os conhecimentos de base dos estudantes para poderem aplicar o raciocínio
clínico no planeamento e intervenção fisioterapêutica. Pelas aulas teórico-práticas os estudantes farão discussão de
planos de avaliação, intervenção, resolução de problemas e analise de casos clínicos. Metodologia expositiva e
interativa nas aulas teóricas. Demonstrativa e interativa nas tipologia teórico-prática para resolução de problemas,
discussão de planos de avaliação, intervenção, resolução de problemas e análise de casos clínicos. Recurso à
plataforma de e-learning para o estudo orientado, discussão e reflexão. Avaliação contínua = Frequência (50%) +
Frequência (50%). Os estudantes podem optar por exame final.


Objetivos de Unidade Curricular

Conhecer a definição de Neurociências no contexto da Fisioterapia ao longo do ciclo vital;
Conhecer as propriedades que diferenciam o sistema nervoso do resto do corpo humano, suas estruturas e
desenvolvimento;
Identificar a organização neuroquímica, o sistema neurovascular, o sistema ventricular e a regulação da pressão
intracraniana;
Conhecer a fisiopatologia da doença do sistema nervoso, a diversidade de patologia neurológica (vascular, traumática,
degenerativa, tumoral, infeciosa e neuromuscular) e as sequelas neurológicas de doenças sistémicas;
Identificar os nervos cranianos (via neural aferente ou sensitivas) a consciência e a atenção (ritmos sono e vigília);
Conhecer a homeostasia, a integração com o sistema endócrino, límbico e humor;
Estabelecer a relação entre o cérebro e o sexo, o controlo motor, a função motora na fala, a linguagem e explorar o
conceito de lateralização hemisférica;
Interpretar do ponto de vista do fisioterapeuta os exames complementares de diagnóstico.


Estagios

Nao


Programa

Definição de Neurociências no contexto da Fisioterapia ao longo do ciclo vital;
Propriedades que diferenciam o sistema nervoso do resto do corpo humano, suas estruturas e desenvolvimento;
Organização neuroquímica, sistema neurovascular, sistema ventricular e regulação da pressão intracraniana;
Fisiopatologia da doença do sistema nervoso, a diversidade de patologia neurológica (vascular, traumática,
degenerativa, tumoral, infeciosa e neuromuscular) e as sequelas neurológicas de doenças sistémicas;
Os nervos cranianos (via neural aferente ou sensitivas) a consciência e a atenção (ritmos sono e vigília);
A homeostasia, a integração com o sistema endócrino, límbico e humor;
A relação entre o cérebro e o sexo, o controlo motor, a função motora na fala, a linguagem e explorar o conceito de
lateralização hemisférica;
Interpretação sob o ponto de vista do fisioterapeuta dos exames complementares de diagnóstico.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

1ª Frequência: 50.0%

2ª Frequência: 50.0%

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%


Itens Bibliograficos

Torres-Parada, M., Vivas, J., Balboa-Barreiro, V., &Amp; Marey-López, J. (2020). Post-Stroke Shoulder Pain Subtypes
Classifying Criteria: Towards A More Specific Assessment And Improved Physical Therapeutic Care. Brazilian Journal Of
Physical Therapy, 24(2), 124–134. Https://Doi.org/10.1016/J.bjpt.2019.02.010
Bowe, A., James, M.&Amp; Young G. (2016). National Clinical Guideline For Stroke. London: Intercollegiate Stroke. Working
Party, Royal College Of Physicians. Disponível Em:
Https://Www.strokeaudit.org/Supportfiles/Documents/Guidelines/2016-National-Clinical-Guideline-For-Stroke-5T-(1).Aspx
Carr J. &Amp; Shepherd R., (2010). Neurological Rehabilitation - Optimizing Motor Performance. Churchill Livingstone
Stokes M. &Amp;Stack E. (2011). Physical Management For Neurological Conditions. Elsevier – Churchill Livingstone
Lennon, S., Ramdharry, G., &Amp; Verheyden, G.(2018). Physical Management For Neurological Conditions. Churchill
Livingstone: Elsevier


Docente responsável

Marisela Da Costa Barbosa


Partilhar curso