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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 8
Area Cientifica Fisioterapia
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4739
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Métodos de ensino

As aulas teóricas visam desenvolver os conhecimentos dos estudantes para poderem aplicar o raciocínio clínico no planeamento e intervenção fisioterapêutica. Pelas aulas teórico-práticas os estudantes farão discussão de planos de intervenção, resolução de problemas e analise de casos clínicos relacionados com os temas em programa de conteúdos.


Objetivos de Unidade Curricular

  • Adquirir conhecimentos no âmbito da anatomia, fisiologia e patologia cardiovascular e respiratórias e compreender os seus diferentes aspetos clínicos;
  • Adquirir conhecimentos no âmbito da avaliação de fisioterapia cardiovascular e respiratória;
  • Adquirir conhecimentos de modo a definir objetivos a curto e longo prazo;
  • Adquirir conhecimentos para a elaboração de planos de intervenção de fisioterapia em condições cardiorrespiratórias;
  • Adquirir conhecimentos sobre as técnicas de intervenção de fisioterapia respiratória em diferentes contextos;
  • Mobilizar conhecimentos científicos e técnicos para resolver problemas de forma a tomar decisões e fundamentar as mesmas, face a situações clínicas de utentes com disfunção do foro cardíaco e respiratório ou em risco de as desenvolver


Estagios

Nao


Programa

  • Revisão dos principais aspetos da anatomia e fisiologia do sistema respiratório;
  • Identificar a etiologia, epidemiologia e fatores de risco dos grandes quadros clínicos;
  • Descrever os sinais e sintomas;
  • Definir prognósticos prováveis;
  • Realizar o exame subjetivo (entrevista e principais parâmetros a considerar);
  • Realizar o exame objetivo (sinais vitais e outros, observação, inspeção, auscultação pulmonar, provas de função respiratória, gasometria, tolerância ao esforço, força muscular, equilíbrio;
  • Verificar e interpretar os dados adquiridos nos exames (fora/dentro da norma);
  • Descrever e aplicar diferentes instrumentos de medida;
  • Realizar diagnóstico diferencial em fisioterapia


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame: 100.0%

Avaliação Contínua

2ª Frequência : 50.0%

1ª Frequência : 50.0%


Itens Bibliograficos

Hough’s, A. (2018). Cardiorespiratory Care An Evidence-Based, Problem-Solving Approach (5ªed.).

Elsevier Des Jardins, T. (2012). Cardiopulmonary Anatomy And Physiology: Essentials Of Respiratory Care (6ª Ed.).

New York: Delmar, Cengage Learning. Deturk, W. E. &Amp; Cahalin, L. P. (2010). Cardiovascular And Pulmonary Physical Therapy: An Evidence-Based Approach (2ª Ed.)

New York: Mcgraw-Hill Education/Medical. Frownfelter, D. &Amp; Dean, E. (2012).

Cardiovascular And Pulmonary Physical Therapy: Evidence And Practice (5ª Ed.) Missouri: Mosby.


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