Dinâmicas de grupo de desenvolvimento de competências de sensibilidade social, cultural e comunicacional.
Elaboração e discussão de trabalhos de grupo. O Trabalho de grupo baseia-se em atividade de treino de aplicação de metodologia etnográfica sobre temáticas relacionadas com os conteúdos programáticos, com apresentação em aula da definição do problema, da escolha do local e de campo/contexto de observação, do guião de recolha de dados qualitativos/descritivos para compreender e interpretar o problema, com o objetivo de aumentar a compreensão sobre a realidade antropológica e sociológica. No final da UC deverão entregar um trabalho escrito de acordo com as normas da escola, que consista na compreensão crítica, reflexiva e baseada em evidência sobre a temática estudada a partir da atividade de treino da metodologia etnográfica.
Será promovida a metodologia de peer feedback, na identificação dos contributos dos elementos do grupo para os resultados de aprendizagem. Os conceitos e pressupostos teóricos serão avaliados por via de frequência. Para aprovação à UC é necessária nota mínima de 9,5 valores em cada um dos componentes de avaliação (trabalho de grupo e frequência).
- Compreender a relação de ajuda como processo preponderante no cuidar em enfermagem;
- Identificar e ter em consideração as dificuldades e recursos pessoais nas relações interpessoais;
- Reconhecer os limites do seu papel e da sua competência, colaborando com outros profissionais;
- Reconhecer as suas crenças e os seus valores.
- Respeitar os valores, os costumes, as crenças espirituais e as práticas dos indivíduos;
- Prestar cuidados culturalmente sensíveis;
- Ver o indivíduo, a família e a comunidade numa perspectiva holística;
- Prestar cuidados de enfermagem de uma forma que respeita os limites de uma relação profissional com o cliente;
- Ter em conta a perspectiva dos clientes e / ou cuidadores na tomada de decisão da equipa interprofissional;
- Demonstrar capacidade para reconhecer, respeitar e apoiar as necessidades das pessoas;
- Demonstrar capacidade para estabelecer e manter relações de ajuda eficientes.
Nao
1. A relação de Ajuda – princípios e objetivos
1.1 O processo de comunicação como a base fundamental da relação de ajuda
1.2 Os papéis do enfermeiro
1.3 Os princípios da abordagem centrada na pessoa e sua aplicação
1.4 As atitudes necessárias e suficientes: o autoconhecimento, o conhecimento do outro e a gestão das emoções
2. A relação de ajuda em contexto terapêutico
2.1 Capacidade aceitação do quadro de referência interno da pessoa, conseguindo não julgar
2.2 A empatia como cerne
2.3 O reconhecimento da autonomia e a centração na pessoa
2.4 A escuta ativa
2.5 A importância das considerações positivas
2.6 Atitudes do enfermeiro promotoras da qualidade da relação: Autenticidade e congruência; devolução de perceções; pragmatismo; auto-revelação; utilização do humor e a comunicação da esperança
2.7 A técnica da validação
2.8 A entrevista e a entrevista de ajuda
2.9 As exigências emocionais do cuidar em enfermagem e formas de lidar com as mesmas
Exame Teórico: 100.0%
Trabalho de Grupo: 40.0%
Frequência: 60.0%
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Joana Catarina Ferreira Coelho