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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 3
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4423
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Métodos de ensino

Dinâmicas de grupo de desenvolvimento de competências de sensibilidade social, cultural e comunicacional. 

Elaboração e discussão de trabalhos de grupo. O Trabalho de grupo baseia-se em atividade de treino de aplicação de metodologia etnográfica sobre temáticas relacionadas com os conteúdos programáticos, com apresentação em aula da definição do problema, da escolha do local e de campo/contexto de observação, do guião de recolha de dados qualitativos/descritivos para compreender e interpretar o problema, com o objetivo de aumentar a compreensão sobre a realidade antropológica e sociológica. No final da UC deverão entregar um trabalho escrito de acordo com as normas da escola, que consista na compreensão crítica, reflexiva e baseada em evidência sobre a temática estudada a partir da atividade de treino da metodologia etnográfica.

Será promovida a metodologia de peer feedback, na identificação dos contributos dos elementos do grupo para os resultados de aprendizagem. Os conceitos e pressupostos teóricos serão avaliados por via de frequência. Para aprovação à UC é necessária nota mínima de 9,5 valores em cada um dos componentes de avaliação (trabalho de grupo e frequência).


Objetivos de Unidade Curricular

- Compreender a relação de ajuda como processo preponderante no cuidar em enfermagem;

- Identificar e ter em consideração as dificuldades e recursos pessoais nas relações interpessoais;

- Reconhecer os limites do seu papel e da sua competência, colaborando com outros profissionais;

- Reconhecer as suas crenças e os seus valores.

- Respeitar os valores, os costumes, as crenças espirituais e as práticas dos indivíduos;

- Prestar cuidados culturalmente sensíveis;

- Ver o indivíduo, a família e a comunidade numa perspectiva holística;

- Prestar cuidados de enfermagem de uma forma que respeita os limites de uma relação profissional com o cliente;

- Ter em conta a perspectiva dos clientes e / ou cuidadores na tomada de decisão da equipa interprofissional;

- Demonstrar capacidade para reconhecer, respeitar e apoiar as necessidades das pessoas;

- Demonstrar capacidade para estabelecer e manter relações de ajuda eficientes.


Estagios

Nao


Programa

1. A relação de Ajuda – princípios e objetivos

1.1 O processo de comunicação como a base fundamental da relação de ajuda

1.2 Os papéis do enfermeiro

1.3 Os princípios da abordagem centrada na pessoa e sua aplicação

1.4 As atitudes necessárias e suficientes: o autoconhecimento, o conhecimento do outro e a gestão das emoções

2. A relação de ajuda em contexto terapêutico

2.1 Capacidade aceitação do quadro de referência interno da pessoa, conseguindo não julgar

2.2 A empatia como cerne

2.3 O reconhecimento da autonomia e a centração na pessoa

2.4 A escuta ativa

2.5 A importância das considerações positivas

2.6 Atitudes do enfermeiro promotoras da qualidade da relação: Autenticidade e congruência; devolução de perceções; pragmatismo; auto-revelação; utilização do humor e a comunicação da esperança

2.7 A técnica da validação

2.8 A entrevista e a entrevista de ajuda

2.9 As exigências emocionais do cuidar em enfermagem e formas de lidar com as mesmas


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%

Avaliação Contínua

Trabalho de Grupo: 40.0%

Frequência: 60.0%


Itens Bibliograficos

Chalifour, J. (2008). A Intervenção Terapêutica. Vol. 1 E 2. Lisboa:lusodidacta.

Coelho, J., Sampaio, F., Sequeira, C – Relação De Ajuda. In Sequeira, C., Sampaio, F. – Enfermagem Em Saúde Mental – Diagnósticos E Intervenções. Lisboa, Lidel – Edições Técnicas, Lda., 2020. Isbn 978-989-752-413-4. P. 183-185.

Coelho, J., Sampaio, F., Teixeira, S., Parola, V., Sequeira, C., Lleixà Fortuño, M., &Amp; Roldán Merino, J. (2020). A Relação De Ajuda Como Intervenção De Enfermagem: Uma Scoping Review. Revista Portuguesa De Enfermagem De Saúde Mental (23), 63-72.

Corney, R. (2000). O Desenvolvimento Das Perícias De Comunicação E Aconselhamento Em Medicina.Lisboa: Climepsi Editora.

Lazure, H. (1994). Viver A Relação De Ajuda: Abordagem Teórica E Prática De Um Critério De Competência Da Enfermeira. Lisboa: Lusodidacta.

Mccormack, B &Amp; Mccance, T. (2010). Person Centered Nursing: Theory And Practice.Wiley-Blackwell, 2010.

Phaneuf, M. (2005). Comunicação, Entrevista, Relação De Ajuda E Validação.Lusociência – Edições Técnicas E Científicas Lda.

Rogers, Carl R. (1985). Tornar-Se Pessoa (7ª Ed.). Lisboa: Moraes Editores.

Sánchez Expósito, J., Leal Costa, C., Díaz Agea, J. L., Carrillo Izquierdo, M. D., &Amp; Jiménez Rodríguez, D. (2018). Ensuring Relational Competency In Critical Care: Importance Of Nursing Students’ Communication Skills. Intensive &Amp; Critical Care Nursing, 44, 85–91.

Sequeira, C. (2016). Comunicação Clínica E Relação De Ajuda. Lisboa: Lidel.

Phaneuf, M. (1995). Relação De Ajuda: Elemento De Competência Da Enfermeira. Coimbra: Cuidar.

Rogers, C. R. (1958). The Characteristics Of A Helping Relationship. Personnel And Guidance Journal, 37(1), 6-16. Doi: 10.1002/J.2164-4918.1958.Tb01147.X


Docente responsável

Joana Catarina Ferreira Coelho


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