Serão dinamizadas aulas teórico-práticas, recorrendo a técnicas expositivas e participativas. Assim, serão expostos modelos conceptuais, resultados empíricos e recomendações práticas em Psicologia da Saúde, articulando com questionamento, estudos de caso e realização de atividades páticas para consolidação de conhecimentos. Será adotada a avaliação contínua, incidente na realização de um trabalho de grupo (100%), que será planeado ao longo das aulas teórico-práticas. Procura-se que os estudantes adquiram conhecimentos através de uma aprendizagem baseada em projetos e do trabalho em equipa. Utilizar-se-á estratégias de avaliação por pares e de feedback da turma.
Os trabalhos de grupo serão avaliados com a ponderação de 60% para o Trabalho Escrito e 40% Apresentação presencial com recurso a ferramenta informática.
O estudante no final da Unidade Curricular deverá ser capaz de:
- Compreender a importância e especificidades da Psicologia da Saúde;
- Caracterizar a Psicologia da Saúde e o contributo para a prática profissional na área da saúde;
- Compreender o contributo teórico-prático da psicologia na prevenção da doença e promoção da saúde;
- Compreender os processos psicológicos envolvidos na prevenção da doença e promoção da saúde;
- Conhecer os vários campos de intervenção da Psicologia da Saúde;
- Desenvolver competências de intervenção e investigação em Psicologia da Saúde.
Nao
1. Introdução e delimitação de conceitos
Psicologia Clinica e da Saúde, Psicologia da Saúde, saúde, estilo de vida e comportamentos de saúde.
Enquadramento histórico; Teorias e modelos na Psicologia da Saúde; Focos de investigação e prática profissional. Implicações práticas.
2. Fatores psicossociais na saúde e na doença
A Promoção da saúde e a prevenção de doenças: comportamento e saúde; comportamento alimentar; exercício físico; saúde mental, comportamento aditivo.
Stress e coping: modelos conceptuais; fatores pessoais/contextuais, reações (psicofisiológicas e psiconeuroimunologia) no stress;
estilos e estratégias de coping; relações entre stress, coping, saúde e doença.
Bem-estar; qualidade de vida; religiosidade; equipa multidisciplinares em saúde; comunicação terapêutica como contributo na melhoria da qualidade de cuidados, adequada à fase desenvolvimental do cliente.
3. Compreensão e intervenção em comportamentos de saúde, comportamentos de risco e na doença
Avaliação e intervenção na Psicologia da Saúde: mudança de comportamentos de risco; promoção de comportamentos de saúde; prevenção da doença e promoção da saúde.
Exame Teórico: 100.0%
Trabalho de Grupo: 100.0%
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Cátia Margarida Da Cunha Marques