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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Opcional
Codigo da Cadeira 4440
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Métodos de ensino

As metodologias têm base numa abordagem teórica e teórico-prática, construindo um quadro de referência de base, através de exposição, da demonstração prática e da análise de casos clínicos. A avaliação inclui trabalho de grupo (100% nota final) que integra os conteúdos expostos, incluindo uma fundamentação científica para a utilização da terapia em estudo e sua articulação com o exercício profissional do enfermeiro. Será também promovido a dinâmica de peer feedback, conjuntamente com o docente, na identificação dos contributos de cada elemento do grupo para resultados de aprendizagem obtidos e no desenvolvimento de competências individuais e de equipa. A avaliação em época de exame consiste numa prova teórica (100%).


Objetivos de Unidade Curricular

-      Conhecer os diferentes tipos de terapias complementares e o seu enquadramento regulamentar na prática clínica;

-      Orientar para a aplicação de terapias complementares na saúde, adaptadas ao indivíduo e à patologia;

-      Reconhecer as potencialidades terapêuticas das diferentes terapias complementares para a saúde do indivíduo;

-      Respeitar o direito dos clientes ao acesso à informação, à escolha e à autodeterminação referente aos cuidados de enfermagem e de saúde;

-      Incorporar na prática os resultados da investigação válidos e relevantes, assim como outras evidências;

-      Reconhecer a importância das crenças e valores do cliente e do enfermeiro, e a forma como estas podem influenciar a prestação de cuidados;

- Compreender as práticas tradicionais nos sistemas de crenças sobre a saúde dos indivíduos, das famílias ou das comunidades.


Estagios

Nao


Programa

- As terapias complementares em Portugal. Legislação;

- Diferentes abordagens terapêuticas;

- As terapias complementares na educação e promoção da saúde;

-As terapias complementares como promotoras de competência emocional;

- Medicina Chinesa e Acupunctura;

- Auriculoterapia;

- QiGong, Mindfullness e técnica de relaxamento;

- Massagem terapêutica;

- Outras terapias.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Trabalho de Grupo: 100.0%

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%


Itens Bibliograficos

Malta, J Et Al. (2003). Terapias Naturais Na Prática De Enfermagem. Coimbra: Edições Sinais Vitais.

Maciocia, G. (1996). Os Fundamentos Da Medicina Chinesa, Um Texto Abrangente Para Acupunturistas E Fitoterapeutas. São Paulo: Roca.

Focks, C. (2007). Atlas De Acupuntura. Manole. São Paulo: Manole

Cline, K. (2000). Chinese Massage For Infants And Children. Vermont: Healingarts Press.

Neves M. (2009). Manual Prático De Auriculoterapia. Lisboa: Cip.

Garcia E. (2006). Auriculoterapia. São Paulo: Roca.

Hecker Et Al, 2006. Microssistems Acupuncture. Estugarda: Thieme.

Hecker Et Al, 2007. Atlas Colorido De Acupuntura. Brasil: Guanabara Koogan.

Payne, Rosemary A. (2002).Técnicas De Relaxamento: Um Guia Prático Para Profissionais De Saúde. Loures: Lusodidata.


Docente responsável

Paula De Fátima Oliveira De Carvalho


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