- Exposição contínua à língua inglesa;
- Interação entre professor/ estudante; estudante/estudante;
- Práticas no centro de simulação;
- Atividades / tarefas na área da enfermagem;
- Desenvolvimento das capacidades de comunicação em língua inglesa;
- Promoção da autonomia no uso das capacidades adquiridas;
- Promoção da aprendizagem individual.
Avaliação contínua: 1.ª Frequência (60%) + 2.ª Frequência – teste de compreensão do oral (10%) + 3.ª frequência - trabalho Individual – Speaking (15%) + Participação em contexto de sala de aula (15%).
Uma vez que as línguas são veículos essenciais no processo de comunicação, na disciplina de Inglês pretende-se que o estudante seja capaz de:
- Desenvolver a competência linguística com o objetivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações socioprofissionais inerentes ao desempenho na área da enfermagem;
- Selecionar informação de forma criteriosa, refletindo sobre a sua validade e importância para a aquisição de conhecimento científico na área das ciências biomédicas;
- Interpretar os vários tipos de texto (literatura médica, artigos científicos, prescrições, guias de tratamento, etc.) revelando a interiorização dos conteúdos e regras de funcionamento específicos da língua inglesa;
- Produzir textos em língua inglesa de uma forma coerente e fluente, revelando capacidade crítica e argumentativa.
Nao
A. Temas – tópicos por áreas e vocabulário
1. Sintomas;
2. Cuidar do idoso;
3. Nutrição e obesidade.
B. Desenvolvimento de competências e formação nos tópicos – áreas acima mencionadas
1. Falar: entrevistas; apresentações; simulações; role plays; debates;
2. Ouvir: entrevistas; direções; instruções; apresentações; conversas; conferências;
3. Ler e compreender diferentes tipos de textos;
4. Escrever: perfis; relatórios; certificados; emails; notas; resumos.
Exame Teórico: 100.0%
Participação: 15.0%
Trabalho Individual: 25.0%
Frequência: 60.0%
Bradley, A. (2004 )English For Nursing And Health Care (1ª Ed). (Sl): Mcgraw – Hill.
Grice, T. (2007) Nursing I, Student´s Book (3ª Ed.). Oxford, England: Oxford University Press.
O Quadro Europeu Comum De Referência.(S.d.) Lisboa: Edições Asa
Oxford Advanced Learner's Dictionary. (S.d.). Oxford, England: Oxford University Press.
Longman Pocket Dictionary.(S.d.) (S.l.): Pearson Longman
Internet Resources:
Www.bbc.co.uk/Worldservice/Learningenglish/
Www.cambridge.org/Elt
Www.coe.iup.edu/Njyost/Portfolios/Samples.html
Www.ego4U.com
Www.englishclub.com
Www.englishpage.com
Www.esl.about.com
Www.learn-English-Online.org
Www.oup.com/Elt/Teacher/Oefc
Www.usingenglish.com
Júlia Filomena Simões Nunes Lopes