Participativo e colaborativo, centrado na aprendizagem dos estudantes.
Desenvolvimento da fase empírica com acompanhamento em OT, de acordo com o Guia específico das OT.
Utilização de Problem Based learning – PBL, em tipologia OT.
Análise crítica com revisão do projeto de investigação.
Defesa pública do artigo científico perante júri constituído para o efeito.
A avaliação será operacionalizada através da realização de Artigo de Investigação (60%) + Apresentação (40%).
Será desenvolvida em cada grupo a dinâmica de peer feedback, na identificação dos contributos de cada elemento para o artigo, conjuntamente com o orientador.
- Analisar criticamente diferentes tipos de desenhos de investigação, tipos de amostragem, tipos e instrumentos de medida;
- Discutir os conceitos de validade interna e externa;
- Realizar a colheita de dados, de acordo com a estratégia definida;
- Organizar, analisar e interpretar os dados de investigação;
- Analisar artigos de investigação;
- Definir os princípios éticos da investigação e o papel das comissões de ética;
- Analisa criticamente o planeamento do projeto de investigação elaborado no âmbito da Unidade Curricular da Investigação I;
- Demonstra capacidade crítica sobre os aspetos éticos da investigação;
- Desenvolve o trabalho de campo;
- Analisa e interpreta os achados da investigação;
- Apresenta os resultados da investigação, sua discussão e respetivas conclusões;
- Elabora o relatório sob a forma de artigo.
Nao
1 - Análise crítica do projeto de Investigação
2 - Fase Empírica:
Recolha e Tratamento dos dados
- Organização e codificação da informação
- Análise quantitativa: Estatística descritiva e inferencial
- Análise Qualitativa: análise de conteúdos
- Descrição, interpretação e discussão dos resultados.
3 - Organização, apresentação e defesa de monografia
4 – Princípios na elaboração relatório de investigação
5 - Princípios na elaboração de artigo científico
Exame Teórico: 100.0%
Trabalho de Grupo: 100.0%
Bardin, L. (2011). Análise De Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Fortin, M., Côté, J. &Amp; Filion, F. (2009). Fundamentos E Etapas Do Processo De Investigação. Loures: Lusodidacta
Hicks, C. M. (2006). Métodos De Investigação Para Terapeutas Clínicas: Concepção De Projetos De Aplicação E Análise. (3ªed.). Loures: Lusociência.
Latimer, J. (2005). Investigação Qualitativa Avançada Para Enfermagem. Lisboa: Instituto Piaget.
Pestana, M. H. &Amp; Gageiro, J. N. (2003). Análise De Dados Para Ciências Sociais: A Complementaridade Do Spss. (3ª Ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
Ramalho, A. (2005). Manual Redacção De Estudos E Projectos De Revisão Sistemática Com E Sem Metanálise: Estrutura Funções E Utilização Na Investigação Em Enfermagem. Coimbra: Formasau.
Streubert, H. &Amp; Carpenter, D. R. (2002). Investigação Qualitativa Em Enfermagem. Loures: Lusociência.
Henrique Lopes Pereira