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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 6
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 01100088
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Métodos de ensino

As metodologias de ensino assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, construindo um quadro de referência de base, quer através de exposição, quer de trabalhos de pesquisa e de síntese. Estas abordagens serão complementadas, numa perspetiva de aplicação, em momentos de orientação tutorial através da aplicação da técnica de PBL (Problem Based Learning) uniformizada através de guia orientador a facultar a docentes e estudantes.
O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias de apresentação escrita e oral.
Defesa pública do Projeto de Investigação perante júri constituído para o efeito.
A avaliação será operacionalizada através da apresentação escrita e oral do Projeto de Investigação (60%) e frequência (40%).

Será desenvolvida em cada grupo a dinâmica de peer feedback, conjuntamente com o orientador, na identificação dos contributos de cada elemento e respetivas competências atingidas na elaboração do Projeto de Investigação. A avaliação em época de exame consiste numa prova teórica (100%).


Objetivos de Unidade Curricular

Conhecer as etapas do processo de investigação;

Analisar os diferentes tipos de investigação, suas finalidades, procedimentos, vantagens e limitações;

Compreender as ferramentas e métodos para desenvolver estudos científicos;

Valorizar a complementaridade das abordagens qualitativa, quantitativa e participativa na investigação científica;

Sustentar as tomadas de decisão na melhor evidência científica;

Apresenta um projeto de investigação;

Demonstra conhecimento sobre as etapas do processo de investigação, tipos de estudo e metodologias de investigação;

Avalia criticamente artigos científicos em Enfermagem;

Estrutura o projeto de investigação centrado no problema formulado, respeitando todas as etapas do mesmo;

Planeia a fase conceptual e metodológica da investigação;

Justifica as opções adotadas em cada etapa do processo de investigação;

Define estratégias para construção de uma proposta de projeto de investigação em grupo.


Estagios

Nao


Programa

1 – Prática Baseada na Evidência

2 - Fases do processo de investigação.

3 - A formulação do problema de investigação.

4 - Os objetivos, as questões e/ou as hipóteses de Investigação.

5 - Paradigmas de investigação: Investigação Qualitativa, Quantitativa e Investigação-ação participativa.

6 - Características dos métodos. Críticas à sua abordagem.

7 - Desenho de Investigação.

7.1. Elementos do desenho de investigação.

7.2 Métodos de amostragem.

7.3 Erro amostral. Representatividade da amostra.

7.4 Instrumentos e Método de recolha de dados.

7.5 - Princípios de medida. Níveis de medida. Vantagens da medição de variáveis. O processo de mensuração das variáveis. Etapas da recolha de dados. Modos de abordagem: observação; diário campo; entrevista; narrativas; inquérito; questionário.

8 – Focus group; Worldcafé.

9 - Ética em investigação científica.

10 - Operacionalização dos requisitos éticos em investigação científica.

11 - Comissões de ética. O consentimento informado.

12 - Projeto de investigação.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Frequência: 40.0%

Projeto de Investigação: 60.0%

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%


Itens Bibliograficos

Bardin, L. (2015). Análise De Conteúdo. Lisboa. 281 P. Isbn 978-972-44-1506-2
Cervo, A. L.; Bervian, P. A. (2002). Metodologia Científica. 5ª Ed. São Paulo: Editora Afiliada. 242. Isbn 85-87918-15-X
Craig, J. V.; Smyth, R. L. [Et Al.]. (2004). Práticas Baseadas Na Evidência: Manual Para Enfermeiros. Loures: Lusociência. 309 P. Isbn 972-8383-61-4
Flick, U. (2005). Métodos Qualitativos Na Investigação Científica. 1ª Ed. Lisboa: Monitor, 305 P. Isbn 972-9413-67-3
Fortin, M. F. (2009). Fundamentos E Etapas Do Processo De Investigação. 2ª Ed. Loures: Lusociência. 595 P. Isbn 978-989-8075-18-5
Gerrish, K., &Amp; Lathlean, J. (2015). The Research Process In Nursing. Oxford: Wiley Blackwell.
Glasper, A., &Amp; Rees, C. (2017). Nursing And Healthcare Research At A Glance. Oxford: Wiley Blackwell.
Greenhalgh, T. (2014). How To Read A Paper. Oxford: Wiley Blackwell.
Hicks, C. M. (2006). Métodos De Investigação Para Terapeutas Clínicas: Concepção De Projectos De Aplicação E Análise. 3ªed. Loures: Lusociência. 333 P. Isbn 972-8930-19-4
Isern, M. T.; Gallego, C. F., &Amp; Segura, A. M. P. (2001). Elaboración Y Presentación De Un Proyecto De Investigación Y Una Tesina: Metodologia 1. Barcelona: Edicions Universitat De Barcelona.139 P. Isbn 84-8338-271-7
Latimer, J. (2005). Investigação Qualitativa Avançada Para Enfermagem. Lisboa: Instituto Piaget, 2005. 260 P. Isbn 972-771-811-6.
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Pestana, M. H.; Gageiro, J. N. (2003). Análise De Dados Para Ciências Sociais: A Complementariedade Do Spss. 3ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo. 727 P. Isbn 972-618-297-2
Polit, D. F., &Amp; Hungler, B. P. (2000). Investigacion Científica En Ciencias De La Salud. 6ª Ed. Mexico: Mcgraw- Hill, 715 P. Isbn 0-7817-1562-8
Streubert, H. J. &Amp; Carpenter, D. R. (2013). Investigação Qualitativa Em Enfermagem: Avançando O Imperativo Humanista. 1ª. Loures. 474 P. Isbn 978-989-8075-34-5
Vilelas, J. (2020). Investigação: Processo De Construção Do Conhecimento. 3ª. Lisboa. 457 P. Isbn 978-972-618-901-5
Wright, M. T., &Amp; Kongats, K. (2018). Participatory Health Research: Voices From Around The World. 1ª. Basileia, 278 P. Isbn 978-3-319-92176-1


Docente responsável

Liliana Andreia Neves Da Mota


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