As aulas teóricas serão lecionadas com recurso a momentos expositivos, à análise e discussão de artigos e textos. As aulas teórico-práticas serão lecionadas com recurso à metodologia de resolução de problemas com desenvolvimento do processo de tomada de decisão, nomeadamente de fichas teórico-práticas relacionadas com o Processo de Enfermagem.
Na componente Orientação Tutorial, será desenvolvido em grupos de 5 a 6 estudantes uma análise sobre uma teoria de enfermagem redigida sob a forma de póster com apresentação e discussão em data negociada com os estudantes.
A avaliação contínua explora as vertentes de frequência e de trabalho de grupo com peer feedback.
A frequência pondera para 60% e o trabalho de grupo pondera com os restantes 40% da nota da unidade curricular. No caso do trabalho de grupo, a nota é obtida pelo póster entregue em formato A4 e nas dimensões de 90cm x 120cm, orientação vertical e apresentação oral com discussão e peer feedback. Na época de exames será realizado uma prova teórica.
Compreender o processo de construção do conhecimento e da profissão de Enfermagem;
Identificar os conceitos relacionados com o pensamento teórico da disciplina;
Reconhecer os padrões de conhecimento em Enfermagem;
Discutir a emergência dos modelos teóricos;
Fundamentar as razões para incorporar a teoria na prática profissional;
Aplicar a metodologia do processo de enfermagem (PE);
Conhecer e aplicar a classificação internacional para a prática de enfermagem (CIPE) no planeamento de cuidados;
Analisar e distinguir as competências e padrões de qualidade do enfermeiro de cuidados gerais, enquadrando-os com o regulamento do exercício profissional de enfermagem (REPE);
Analisar criticamente o percurso socio antropológico da enfermagem e reconhecer a sua importância para o desenvolvimento da profissão;
Gerir o seu projeto de aprendizagem demonstrando capacidade de pensamento crítico e reflexivo.
Nao
- A representação social da Enfermagem e dos cuidados de Enfermagem.
- A evolução histórica e socio-antropológica da enfermagem no mundo e em Portugal.
- A evolução do pensamento e do conhecimento em Enfermagem: filosofias, modelos conceptuais e teorias e a integração nos diferentes paradigmas.
- As Ciências de Enfermagem, as particularidades do conhecimento e os domínios conceptuais da disciplina.
- A teoria do autocuidado de Orem, o modelo de promoção da saúde de Pender e a teoria de transições de Meleis.
- Do pensamento crítico e à conceção de cuidados.
- O processo de enfermagem como modelo de tomada de decisão.
- Âmbito e aplicação das taxonomias de enfermagem: NANDA, NIC, NOC e CIPE.
- As tecnologias de informação na saúde e os sistemas de apoio à tomada de decisão.
- A Enfermagem como profissão autónoma e autorregulada: a Ordem dos Enfermeiro, o REPE, os padrões de qualidade e competências dos enfermeiros de cuidados gerais.
Exame Teórico: 100.0%
Frequência: 60.0%
Trabalho de Grupo: 40.0%
Chinn, P. L., &Amp; Kramer, M. K. (2015). Knowledge Development In Nursing. Theory And Process (9Th Ed.). St. Louis: Elsevier.
Collière, M.-F. (1999). Promover A Vida. Da Prática Das Mulheres De Virtude Aos Cuidados De Enfermagem. Lisboa: Lidel.
Doenges, M. E., &Amp; Moorhouse, M. F. (2010). Aplicação Do Processo De Enfermagem E Do Diagnóstico De Enfermagem. Um Texto Interativo Para O Raciocínio Diagnóstico (5A). Loures: Lusociência.
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Sónia Alexandra De Lemos Novais