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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 6
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4411
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Métodos de ensino

As aulas teóricas serão lecionadas com recurso a momentos expositivos, à análise e discussão de artigos e textos. As aulas teórico-práticas serão lecionadas com recurso à metodologia de resolução de problemas com desenvolvimento do processo de tomada de decisão, nomeadamente de fichas teórico-práticas relacionadas com o Processo de Enfermagem.

Na componente Orientação Tutorial, será desenvolvido em grupos de 5 a 6 estudantes uma análise sobre uma teoria de enfermagem redigida sob a forma de póster com apresentação e discussão em data negociada com os estudantes.

A avaliação contínua explora as vertentes de frequência e de trabalho de grupo com peer feedback.

A frequência pondera para 60% e o trabalho de grupo pondera com os restantes 40% da nota da unidade curricular. No caso do trabalho de grupo, a nota é obtida pelo póster entregue em formato A4 e nas dimensões de 90cm x 120cm, orientação vertical e apresentação oral com discussão e peer feedback. Na época de exames será realizado uma prova teórica.


Objetivos de Unidade Curricular

Compreender o processo de construção do conhecimento e da profissão de Enfermagem;

Identificar os conceitos relacionados com o pensamento teórico da disciplina;

Reconhecer os padrões de conhecimento em Enfermagem;

Discutir a emergência dos modelos teóricos;

Fundamentar as razões para incorporar a teoria na prática profissional;

Aplicar a metodologia do processo de enfermagem (PE);

Conhecer e aplicar a classificação internacional para a prática de enfermagem (CIPE) no planeamento de cuidados;

Analisar e distinguir as competências e padrões de qualidade do enfermeiro de cuidados gerais, enquadrando-os com o regulamento do exercício profissional de enfermagem (REPE);

Analisar criticamente o percurso socio antropológico da enfermagem e reconhecer a sua importância para o desenvolvimento da profissão;

Gerir o seu projeto de aprendizagem demonstrando capacidade de pensamento crítico e reflexivo.


Estagios

Nao


Programa

- A representação social da Enfermagem e dos cuidados de Enfermagem.

- A evolução histórica e socio-antropológica da enfermagem no mundo e em Portugal.

- A evolução do pensamento e do conhecimento em Enfermagem: filosofias, modelos conceptuais e teorias e a integração nos diferentes paradigmas.

- As Ciências de Enfermagem, as particularidades do conhecimento e os domínios conceptuais da disciplina.

- A teoria do autocuidado de Orem, o modelo de promoção da saúde de Pender e a teoria de transições de Meleis.

- Do pensamento crítico e à conceção de cuidados.

- O processo de enfermagem como modelo de tomada de decisão.

- Âmbito e aplicação das taxonomias de enfermagem: NANDA, NIC, NOC e CIPE.

- As tecnologias de informação na saúde e os sistemas de apoio à tomada de decisão.

- A Enfermagem como profissão autónoma e autorregulada: a Ordem dos Enfermeiro, o REPE, os padrões de qualidade e competências dos enfermeiros de cuidados gerais.


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%

Avaliação Contínua

Frequência: 60.0%

Trabalho de Grupo: 40.0%


Itens Bibliograficos

Chinn, P. L., &Amp; Kramer, M. K. (2015). Knowledge Development In Nursing. Theory And Process (9Th Ed.). St. Louis: Elsevier.

Collière, M.-F. (1999). Promover A Vida. Da Prática Das Mulheres De Virtude Aos Cuidados De Enfermagem. Lisboa: Lidel.

Doenges, M. E., &Amp; Moorhouse, M. F. (2010). Aplicação Do Processo De Enfermagem E Do Diagnóstico De Enfermagem. Um Texto Interativo Para O Raciocínio Diagnóstico (5A). Loures: Lusociência.

Masters, K. (2015). Nursing Theories. A Framework For Professional Practice. Burlington: Jones &Amp; Bartlett Learning.

Novais, S., Príncipe, F., &Amp; Mota, L. (2020). A Representação Social Da Enfermagem E Do Ser Enfermeiro: Perspetiva Dos Estudantes De Enfermagem E Dos Tutores. Millenium, 2(13), 51-60. Doi: 10.29352/Mill0213.05.00326

Smith, M. C., &Amp; Parker, M. E. (Eds.) (2015). Nursing Theories And Nursing Practice (4Th Ed.). Philadelphia: F. A. Davis Company.

Smith, M. J., &Amp; Liehr, P. R. (Eds.). (2014). Middle Range Theory For Nursing (3Th Ed.). New York: Springer Publishing Company.

Alfaro-Lefevre, R. (2014). Aplicação Do Processo De Enfermagem: Fundamentos Para O Raciocínio Clínico (8ª Edição). Porto Alegre: Artmed Editora.

Conselho Internacional De Enfermeiros. (2017). Cipe® Versão 2017 – Classificação Internacional Para A Prática De Enfermagem. Lisboa: Ordem Dos Enfermeiros.

Moorhead, S., Swanson, E., Johnson, M., &Amp; Mass, M. (Eds.). (2018). Nursing Outcomes Classification (Noc) (6Th Ed.). St. Louis, Mo: Mosby.

Butcher, H., Bulechek, G., Dochterman, J.&Amp; Wagner. C. (2018). Nursing Interventions Classification (Nic) (7Th Ed.). Elsevier Health Sciences.


Docente responsável

Sónia Alexandra De Lemos Novais


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