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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 17
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 01100122
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Métodos de ensino

A metodologia de desempenho/treino de papel de enfermeiro em contexto real nas diferentes unidades funcionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde, Saúde Escolar e em programas de mobilidade internacionais, que são centros de recursos, para a aprendizagem e possuem informação e potencial de aprendizagem que não se consegue nos livros e nem na Escola.

Os estudantes, integrados na equipa de enfermagem, estabelecem relações equitativas e próximas com os enfermeiros do exercício, detentores de um património pedagógico riquíssimo, aprendendo com eles a ser enfermeiros e a facilitar a inserção futura no mundo do trabalho através das regras de funcionamento da organização. A par desta dimensão de socialização há outras competências adquiridas em contexto de trabalho: o trabalho em equipa, a organização individual do trabalho, as relações interpessoais, a partilha de responsabilidades, aprender a aprender com as novas situações, a comunicação e a decisão individual ou em grupo perante situações novas. A avaliação pela aplicação do instrumento de avaliação do desempenho do estudante (55%) e relatório critico (45%). No final será feita a avaliação por peer-feedback.


Objetivos de Unidade Curricular

- Compreender o papel do enfermeiro de família e de saúde pública/comunitária, no contexto das equipas multiprofissionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde;

- Aplicar instrumentos de avaliação, planear, intervir e avaliar os cuidados de enfermagem, numa perspetiva colaborativa com a pessoa, família, grupos e comunidade, com base nos princípios científicos e no cumprimento do código ético e deontológico (MDAIF, Modelo de crenças em Saúde, Modelo de mudança comportamental, Modelo Precede/Proceed);

- Desenvolver competências de autogestão dos processos de saúde/doença, junto da pessoa, família e comunidade, ao longo do ciclo de vida de cada stakeholder;

- Desenvolver a literacia e cidadania em saúde através da educação para a saúde formal e informal, individual ou em grupos;

- Documentar dados importantes relacionados aos cuidados de enfermagem prestados ao indivíduo, família ou comunidade (SClinico, SIMA - Rastreios);

-Integrar projetos de intervenção comunitária, entre os quais o “Projeto para a Par com a Saúde” – metodologia Aprendizagem e Serviço (ApS).

- Integrar um programa de Mobilidade Internacional: “Creating Digital Approaches for equitable access to mental Health Blended International Program – BIP.


Estagios

Sim


Programa

Através da permanência em locais de ensino clínico, de ambientes de prática diversos, o estudante será conduzido a identificar e analisar atividades e competências relacionadas com as diferentes áreas de desempenho e a mostrar a capacidade de aplicar, de uma forma autónoma, constructos teóricos específicos da profissão e outros relevantes para influenciar o desempenho profissional como enfermeiro.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Relatório Crítico: 45.0%

Instrumento de Avaliação Final: 55.0%


Itens Bibliograficos

Conselho De Enfermagem – Divulgar: Competências Do Enfermeiro De Cuidados Gerais. (2001). Lisboa, Ordem Dos Enfermeiros

Conselho De Enfermagem – Divulgar: Padrões De Qualidade Dos Cuidados De Enfermagem: Enquadramento Conceptual:enunciados Descritivos. (2001). Lisboa, Ordem Dos Enfermeiros

- Guedes, Virgínia; Figueiredo, M. Henriqueta; Apóstolo, João; Silva, Marlene; Oliveira; Palmira; Ferreira, M. Manuela (2019). Práticas De Enfermagem Em Cuidados De Saúde Primários Com Base Num Referencial De Competências. São Paulo: Revista Recien. 9(27). P. 23-32. Https://Doi.org/10.24276/Rerecien2358-3088.2019.9.27.23-32

- Ferreira, Manuela; Pereira, Catarina; Rodrigues M. João; Paiva, Mariana; Arrojado, Vania, Figueiredo, M. Henriqueta (2020). Ganhos Em Saúde Familiar Sensíveis Ao Modelo Dinâmico De Avaliação/ Intervenção Familiar. Revista De Investigação E Inovação Em Saúde. 2020. Vol.3(2), 7-20. Disponível Em Https://Doi.org/10.37914/Riis.v3I2.84

- Figueiredo M. Henriqueta, Ferreira M.manuela, Da Silva Marlene L, Guedes Virginia S. Self-Perception Of Nurses’ Competence In Family Assessment And Intervention. Invest. Educ. Enferm. 2021; 39(3):E13. Doi: Https://Doi.org/10.17533/Udea.iee.v39N3E13

- Ordem Dos Enfermeiros - Código Deontológico Do Enfermeiro: Dos Comentários À Análise De Casos. (2005). Lisboa, Ordem Dos Enfermeiros


Docente responsável

Maria Manuela Henriques Pereira Ferreira


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