As metodologias de ensino assentam na supervisão clínica, orientações tutoriais, apresentação e discussão de processos de enfermagem, trabalho de pesquisa orientada/sessões de educação para a saúde com discussão/apresentação em equipa.
O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias pedagógicas ativas, diversificadas e colaborativas, quer entre estudantes e orientador/tutor, quer entre pares em articulação com os princípios de supervisão clínica de estudantes em ensino clínico.
Para a avaliação da aprendizagem dos estudantes estão previstos os seguintes instrumentos:
- Instrumento de avaliação final_Q184 - 70%
- Relatório crítico_Q92- 30%
No primeiro será integrada a avaliação dos Processos de Enfermagem desenvolvidos durante a prática clínica (pelo menos a 2 utentes distintos) no domínio “Prestação de Cuidados”. O Relatório Crítico deverá evidenciar nível de concretização dos objetivos e competências pelo estudante durante todo o ensino clínico, constituindo-se como um documento crítico-reflexivo sobre desenvolvimento de competências centrado nos documentos que fundamentam a sua prática.
Em cada uma das componentes (Instrumento de avaliação final e Relatório crítico) o estudante deve obter nota superior ou igual a 10 valores.
Responder eficazmente às necessidades do ciclo de vida e desenvolvimento do RN/criança e do jovem, promovendo a maximização do potencial de desenvolvimento;
Capacitar a criança/jovem e família na adoção de comportamentos potenciadores de saúde e estilos de vida saudáveis;
Assistir à Criança/Jovem com a família, na maximização da sua saúde;
Comunicar com a criança/jovem e a família de acordo com o estadio de desenvolvimento;
Desenvolver competências no âmbito da prestação de cuidados ao RN/criança/jovem e família em situações de risco e doenças comuns, estimulando a vinculação, parceria de cuidados e a parentalidade de forma a minimizar o impacto da doença.
Prestar cuidados relacionados com a gestão da dor;
Administrar de forma segura fármacos e outras terapias;
Conceptualizar os cuidados com base na metodologia científica do Processo de Enfermagem;
Gerir o seu projeto de aprendizagem, demonstrando capacidade de pensamento crítico e reflexivo.
Sim
Este ensino clínico (EC) tem como finalidade a integração na prática clínica e nos diferentes contextos, os conteúdos que foram objetos de aprendizagem na unidade curricular de Enfermagem – Saúde Infanto-Juvenil e Pediatria. Esta aquisição de competências ocorrerá integrado numa equipa de saúde, em unidades de internamento hospitalares ou em unidades de cuidados de saúde primários. Apesar de não ter conteúdos programáticos teóricos definidos, estes contribuirão para o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e relacionais nos cuidados dirigidos ao RN/lactente/criança/jovem e família em qualquer situação de saúde/doença.
Relatório Crítico: 30.0%
Instrumento de Avaliação Final: 70.0%
Carvalhais, M., Pereira, A. C., Pinho, A. M., Gonçalves, A. P., Caldeira, Â., Silva, C. P. &Amp; Soares, L. S. (2019). Morte Em Neonatologia: Vivências Dos Profissionais De Saúde Na Prestação De Cuidados Paliativos Neonatais. Millenium, 2(9), 103-110. Https://Doi.org/10.29352/Mill0209.08.00229
Faria, S., Lamba, L., Carvalhais, M., Apostólo, J. (2017). Transporte De Crianças Em Ambulâncias Terrestres: Segurança E Conhecimento Dos Profissionais. Revista Cuidarte, 8(1), 1433-48. Http://Dx.doi.org/10.15649/Cuidarte.v8I1.349
Gormley-Fleming, E.; Peat, I. (2019). Fundamentals Of Children’s Applied Pathophysiology. (1ª Ed.). Wiley Blackwell.
Direção Geral Da Saúde (2013). Saúde Infantil E Juvenil: Programa Nacional. Https://Www.dgs.pt/Directrizes-Da-Dgs/Normas-E- Circulares-Normativas/Norma-N-0102013-De-31052013-Jpg.aspx
Silva, I., Silva, E., Carvalhais, M., Silva, D. (2016). Experiências Dos Cuidadores Sobre A Dor Na Criança. Millenium, 2 (Ed Espec. Nº1), 33-39.
Maribel Domingues Carvalhais