As metodologias de ensino assentam na supervisão clínica, orientações tutoriais, apresentação e discussão de processos de enfermagem, trabalho de pesquisa orientada/sessões de educação para a saúde com discussão/apresentação em equipa.
O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias pedagógicas ativas, diversificadas e colaborativas, quer entre estudantes e orientador/tutor, quer entre pares em articulação com os princípios de supervisão clínica de estudantes em ensino clínico.
Para a avaliação da aprendizagem dos estudantes estão previstos os seguintes instrumentos:
- Instrumento de avaliação final_Q184 - 70%
- Relatório crítico_Q92- 30%
No primeiro será integrada a avaliação dos Processos de Enfermagem desenvolvidos durante a prática clínica (pelo menos a 2 utentes distintos) no domínio “Prestação de Cuidados”. O Relatório Crítico deverá evidenciar nível de concretização dos objetivos e competências pelo estudante durante todo o ensino clínico, constituindo-se como um documento crítico-reflexivo sobre desenvolvimento de competências centrado nos documentos que fundamentam a sua prática.
Em cada uma das componentes (Instrumento de avaliação final e Relatório crítico) o estudante deve obter nota superior ou igual a 10 valores.
Planear e organizar a prestação de cuidados de saúde à mulher nas diferentes fases do seu ciclo vital e que inclui a mulher em idade fértil, no periodo pré-concecional, durante a gravidez, o parto, puerpério e no climatério e menopausa.
Concetualizar os cuidados com base na metodologia científica do processo de enfermagem;
Prestar cuidados globais e individualizados à utente/família, tendo em vista a recuperação da sua independência;
Prestar cuidados relacionados com a gestão da saúde e doença ginecológica e obstétrica;
Capacitar a mulher, família e comunidade, para promover a continuidade e segurança dos cuidados;
Planear, organizar, executar e avaliar atividades de promoção da saúde, prevenção e recuperação de doença;
Promover o processo de educação em saúde com pessoas, grupos e comunidade na promoção da saúde e estilos de vida saudáveis; Gerir o seu projeto de aprendizagem demonstrando capacidade critico-reflexivo.
Sim
Este ensino clínico (EC) tem como finalidade a integração na prática clínica e nos diferentes contextos, os conteúdos que foram objetos de aprendizagem na unidade curricular de Enfermagem – Saúde Materna Obstetrícia e Ginecologia. Esta aquisição de competências ocorrerá integrado numa equipa de saúde, em unidades de internamento hospitalares ou em unidades de cuidados de saúde primários. Apesar de não ter conteúdos programáticos teóricos definidos, estes contribuirão para o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e relacionais nos cuidados dirigidos à mulher e família em qualquer situação de saúde/doença.
Instrumento de Avaliação Final: 70.0%
Relatório Crítico: 30.0%
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Maribel Domingues Carvalhais