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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 10
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4442
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Métodos de ensino

As metodologias de ensino assentam na supervisão clínica, orientações tutoriais, trabalho por projeto e/ou problema, apresentação e discussão de processos de enfermagem, trabalho de pesquisa orientada com discussão/apresentação em equipa. Os estudantes, com supervisão dos orientadores de ensino clínico, irão “executar programa de educação para a saúde” decorrentes da fase de planeamento da metodologia de “aprendizagem e serviço” desenvolvida na componente teórica (5ª semestre) em dois contextos escolares decorrentes do diagnóstico inicial. As calendarizações das intervenções serão dadas a conhecer aos respetivos serviços, fazendo parte integrante do guia de ensino clínico.

O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias pedagógicas ativas, diversificadas e colaborativas, quer entre estudantes e orientador/tutor, quer entre pares em articulação com os princípios de supervisão clínica de estudantes em ensino clínico.

A avaliação será operacionalizada através da Instrumento de Avaliação Final – Q184 (70%) e Relatório Critico – Q92 (30%). No primeiro será integrada a avaliação dos Processos de Enfermagem – Q180 desenvolvidos durante a prática clínica (pelo menos a 3 utentes destintos) no domínio “Prestação de Cuidados”. O Relatório Crítico deverá evidenciar nível de concretização dos objetivos e competências pelo estudante durante todo o ensino clínico, constituindo-se como um documento crítico-reflexivo sobre desenvolvimento de competências centrado nos documentos que fundamentam a sua prática.

Será desenvolvida em cada grupo a dinâmica de peer feedback, conjuntamente com o orientador, na identificação dos contributos de cada elemento e respetivas competências atingidas na elaboração do trabalho de grupo.


Objetivos de Unidade Curricular

-  Identificar no contexto da prática clínica áreas de intervenção coerentes com o Programa Nacional de Saúde Mental.

-  Aplicar a metodologia do processo de enfermagem à pessoa com alteração da saúde mental ou na sua promoção.

-  Respeitar procedimentos de administração segura de psicofármacos.

-  Desenvolve projetos e/ou programas de intervenção na promoção da saúde mental e prevenção da doença mental.

-  Conhece os direitos e deveres dos clientes em saúde mental.

-  Conhece o papel do enfermeiro nas diversas opções terapêuticas.

-  Demonstrar capacidade de raciocínio clínico e da tomada de decisão.

-  Demonstrar conhecimentos que irão suportar a sua acção perante o indivíduo com alteração da saúde mental, família e comunidade.

-  Participa em atividades de intervenção comunitária na promoção da saúde mental e prevenção da doença mental.

-  Analisar criticamente a sua prática clínica e o contributo para o trabalho em equipa e dos seus pares (peer feedback);

Planear, organizar e avaliar atividades de promoção da saúde mental, prevenção e recuperação de doença mental, com critérios de qualidade.


Estagios

Sim


Programa

Aplicação dos conteúdos programáticos inerentes às unidades curriculares lecionadas anteriormente, sobretudo na unidade curricular de Enfermagem – Saúde Mental, assim como, nas restantes unidades curriculares que integram o Plano de Estudos.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Relatório Crítico: 30.0%

Instrumento de Avaliação Final: 70.0%


Itens Bibliograficos

Amaral, A. C. (2010). Prescrição De Enfermagem Em Saúde Mental. Loures: Lusociência. 197 P.. Isbn 978-972-8930-55-4

Chalifour, J. (2009). A Intervenção Terapêutica: Estratégias De Intervenção. Loures: Lusodidacta, 2009. 301P. Isbn 978-989-8075-21-5

Sadock, B. J.; Sadock, V. A. (2007). Compêndio De Psiquiatria: Ciências Do Comportamento E Psiquiatria Clínica. 9º Ed.  Porto Alegre: Artemed. 1584P. Isbn 978-85-363-0763-3

Sequeira, C. (2006). Introdução À Prática Clínica: Do Diagnóstico À Intervenção Em Enfermagem De Saúde Mental E Psiquiátrica. 1º Ed. [Coimbra]: Quarteto. 234 P. Isbn 989-558-083-5

Comissão Nacional Para A Reestruturação Dos Serviços De Saúde Mental (2007). Reestruturação E Desenvolvimento Dos Serviços De Saúde Mental Em Portugal :Plano De Ação : 2007-2016

Direção Geral De Saúde (2017). Programa Nacional De Saúde Mental 2017. Disponível Em Https://Www.dgs.pt/Portal-Da-Estatistica-Da-Saude/Diretorio-De-Informacao/Diretorio-De-Informacao/Por-Serie-883589-Pdf.aspx?V=%3D%3Ddwaaab%2Blcaaaaaaabaaryszitzvuy81Mstu1Mdafahzfefkpaaaa


Docente responsável

António Manuel Dos Santos Ferreira


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