As estratégias de ensino encontram-se definidas no Guia de Orientação ao Ensino Clínico III. Ao longo de todo o Ensino Clínico será promovido o papel ativo do estudante. Os estudantes devem integrar os conhecimentos teóricos na prática clínica, demonstrando capacidade crítico reflexivo sobre a conceção de cuidados e processo de tomada de decisão.
A avaliação é participativa através do peer feedback, com um instrumento de avaliação intercalar e final e grelha de avaliação dos estudos de caso. A avaliação do ensino clínico será realizada de acordo com a seguinte fórmula: Instrumento de Avaliação Final (75%) + Estudo de caso individual (Média aritmética dos dois estudos de caso individuais 25%).
O estudante para ter aprovação no presente ensino clínico terá de ter nota igual ou superior a 10 valores em cada componente que integra a fórmula de classificação final do instrumento de avaliação final, respeitando o ponto 2 e 3 do artigo 17º dos Ensinos Clínicos/Estágios do Regulamento do Ciclo de Estudos.
- Conhecer e respeitar o Código Deontológico dos enfermeiros;
- Demonstrar capacidades comunicacionais e relacionais com pessoa e conviventes significativos;
- Integrar conhecimentos teóricos na prática clínica;
- Demonstrar capacidade de pensamento crítico e conhecimento emancipatório;
- Compreender o processo de transição saúde/doença da pessoa/conviventes significativos em contexto médico-cirúrgico;
- Desenvolver o máximo potencial de autonomia do doente médico-cirúrgico;
- Preparar e administrar terapêutica farmacológica;
- Implementa intervenções de enfermagem autónomas e interdependentes na pessoa em contexto médico-cirúrgico;
- Desenvolve o processo de enfermagem com recurso à CIPE®;
- Capacita a pessoa com afeções médico-cirúrgicas para o regresso a casa;
- Demonstra capacidade de integração na equipa multidisciplinar;
- Demonstra capacidade de transmissão da informação relevante à continuidade dos cuidados.
Sim
Todos os conteúdos programáticos lecionados no 1º, 2º, 3º e 4ºsemestres.
Instrumento de Avaliação Final: 75.0%
Estudo de Caso Individual: 25.0%
Berman, A.; Snyder, S. (2016). Kozier &Amp; Erb's Fundamentals Of Nursing (10ª Ed.). Global Edition.
Cordeiro, M. (2021). Dpoc: Abordagem A 360º Do Hospital Para O Domicílio. Sabooks.
Internacional Council Of Nurses. (2022). Icnp Browser 2019. Https://Www.icn.ch/What-We-Do/Projects/Ehealth-Icnptm/Icnp-Browser
Hinkle, J. L., &Amp; Cheever, K. H. (2020). Brunner E Suddarth Tratado De Enfermagem Médico-Cirúrgica. Guanabara Koogan,
Marques- Vieira, C., Sousa, L., &Amp; Baixinho, C., L., (2021). Cuidados De Enfermagem À Pessoa Com Doença Aguda. Sabooks.
Melo, R. (2020). A Transição Para O Papel De Cuidador Familiar: A Família, O Cuidador Familiar E A Pessoa Dependente (1ª Ed.). Novas Edições Académicas.
Nettina, S. M. (2021) Prática De Enfermagem. Guanabara Koogan.
Papadakis, M. A. &Amp; Mcphee, S. J. (2017). Current Medical Diagnosis &Amp; Treatment. (26 Ed.). Mcgraw Hill.
Peate, I. &Amp; Wild, K. (2018). Nursing Practice. Knowledge And Care. (2Th Ed.). Wiley Blackwell.
Raposo, T. (2016). Guia Prático De Preparação E Administração De Terapêutica Parentérica E Entérica - Para Profissionais De Saúde. Lusodidacta.
Igor Emanuel Soares Pinto