As estratégias de ensino foram definidas no Guia de Orientação do Ensino Clínico que se encontra em anexo a este documento. Para atingirem os objetivos, os estudantes devem demonstrar a mobilização de conhecimentos em contexto clínico e demonstrar a capacidade de discussão do seu processo de tomada de decisão na conceção de cuidados. Neste sentido os estudantes devem desenvolver e discutir com os orientadores os planos de cuidados dos clientes que cuidam.
Serão desenvolvidos workshops e momentos de reflexão conjunta que promovam a aprendizagem dos estudantes nos dias das atividades na escola.
Avaliação será participativa através do Peer Feedback, que desempenha um papel importante permitindo aos estudantes realizar a sua autoavaliação e promover a heteroavaliação e de um Instrumento de Avaliação Final.
Conceptualizar os cuidados com base na metodologia científica do Processo de Enfermagem;
Promover capacidades para o estabelecimento de uma comunicação terapêutica com a pessoa/cliente;
Promover capacidades para o estabelecimento de uma comunicação assertiva com a equipa multidisciplinar;
Demonstrar capacidade de integração na equipa multidisciplinar;
Desenvolve o processo de Enfermagem envolvendo a pessoa no processo de decisão;
Desenvolve atividades específicas de enfermagem num serviço de internamento com pessoas com dependência no autocuidado;
Demonstra capacidade de pensamento crítico e conhecimento emancipatório;
Desenvolve uma prestação de cuidados de Enfermagem que respeite o Código Deontológico dos Enfermeiros;
Gerir o seu projeto de aprendizagem demonstrando capacidade de pensamento crítico e reflexivo.
Sim
Este EC tem como finalidade a facilitação da aprendizagem dos conteúdos que foram objeto de estudo das unidades curriculares de Fundamentos de Enfermagem I e II. Além disso o estudante deve transferir para o ensino clínico os conhecimentos adquiridos nas restantes Unidades Curriculares lecionadas no 1º, 2º e no 3º Semestre, para complementarem e sedimentarem as suas aprendizagens, nomeadamente Enfermagem – Saúde do Adulto e do Idoso e Farmacologia.
Serão promovidos workshops e momentos de discussão e reflexão sobre as práticas de supervisão clínica na escola com conteúdos que complementarão os lecionados nas unidades curriculares de prévias a este EC.
Instrumento de Avaliação Final: 100.0%
Conselho Internacional De Enfermeiros. (2016). Cipe® Versão 2015 – Classificação Internacional Para A Prática De Enfermagem. Lisboa: Ordem Dos Enfermeiros.
Papadakis, M. A., Mcphee, S. J., &Amp; Rabow, M. W. (Eds.). (2017). Current. Medical Diagnosis &Amp; Treatment (56Th Ed.). New York; Chicago; San Francisco; Lisbon; London; Madrid; Mexico City; Milan; New Delhi; San Juan; Seoul; Singapore; Sydney; Toronto: Mcgraw-Hill.
Mário Rui Correia Branco