Esta unidade curricular segue a metodologia Aprendizagem-Serviço (ApS), pelo que reúne quatro princípios básicos: reflexão, participação, aprendizagem e serviço. Seguindo as etapas básicas da ApS: preparação (esboço da ideia, relação com o contexto comunitário, planificação do projeto); realização (preparação com o grupo, execução com o grupo, conclusão como grupo); avaliação. Esta abordagem pedagógica inovadora integra, na unidade curricular, serviço ou envolvimento significativo da comunidade. Promove aprendizagem resultante do envolvimento ativo dos estudantes na comunidade e do trabalho numa problemática do contexto real. A reflexão, o envolvimento cívico e participação na resolução de problemas são pilares do processo de aprendizagem numa perspectiva de ação-reflexão-ação. A ApS junta estudantes, académicos e a comunidade na qual se tornam parceiros na resolução de problemas e recursos de ensino-aprendizagem.
O processo de aprendizagem privilegiará a avaliação formativa no decorrer do EC, com base na evolução do estudante em relação a aquisição e domínio de capacidades técnicas, científicas e relacionais, recorrendo a estratégias para conhecimento do “outro”, confiança e autocontrolo, imaginação e criatividade, articulação e dicção, expressão facial e corporal, de reflexão sobre a prática clínica e discussão individual ou em grupo dos trabalhos realizados.
A avaliação contínua, tem em vista a aferição de conhecimentos e competências, tendo em conta a consecução dos objectivos propostos.
Para a avaliação da aprendizagem dos estudantes, esta previsto o seguinte instrumento: Instrumento de avaliação final (100%) utilizando como estratégia metodológica o peer-feedback.
No decorrer do ensino clínico os estudantes devem desenvolver alguns trabalhos tais como (prática reflexiva; sessões de educação para a saúde; trabalhos acerca de temas alusivos ao contexto de EC), adequados ao respetivo projeto ApS.
- Desenvolver técnicas de abordagem à pessoa com baixas competências comunicacionais;
- Interpretar estratégias relacionais em contexto de interação entre enfermeiro/utente e equipa multidisciplinar;
- Desenvolver estratégias e conhecimentos acerca da expressão facial, corporal, conhecimento do “outro”, confiança e autocontrolo, imaginação e criatividade, articulação e dicção;
- Atuar no respeito pelos princípios éticos e deontológicos;
- Aplicar a metodologia do processo de enfermagem dirigida à pessoa sã ou com alterações do processo corporal ou actividade, família, grupo ou comunidade;
- Intervir de forma eficiente e organizada;
- Desenvolver a capacidade de integrar e articular conhecimentos;
- Documentar de forma completa a informação para promover a continuidade e segurança dos cuidados;
- Resolver situações de saúde, no âmbito dos fundamentos de enfermagem;
Demonstrar capacidade de trabalho em grupo.
Sim
Para a concretização dos objetivos e tendo em conta a sua tipologia, a unidade curricular permitirá um período de experiência clínica durante o qual os estudantes são integrados numa equipa. Apesar de não ter conteúdos programáticos teóricos definidos aplicam-se especificamente os conteúdos programáticos inerentes às unidades curriculares lecionadas anteriormente, sobretudo nas unidades curriculares de Fundamentos de Enfermagem I, Fundamentos de Enfermagem II, Epistemologia da Enfermagem, Psicologia da Saúde, Antropologia e Sociologia da Saúde, Anatomofisiologia I e Anatomofisiologia II. Aplicação, em contexto real, dos conhecimentos científicos, técnicos e relacionais nos cuidados de enfermagem dirigidos à pessoa sã ou com alterações num processo corporal ou atividade, família, grupo ou comunidade, no âmbito do desenvolvimento e competências pessoais e relacionais, manutenção da saúde e prevenção da doença, bem como no acompanhamento, orientação, apoio e encaminhamento de acordo com as necessidades.
Instrumento de Avaliação Final: 100.0%
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Maribel Domingues Carvalhais