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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 15
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4424
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Métodos de ensino

Utilização de métodos expositivos e ativos; elaboração de trabalho em grupo, e dinâmicas de grupo com recurso à simulação. Seminários sobre temas específicos com convidados para permitir a aproximação da teoria à praxis. Na componente OT, o estudante deve experienciar algumas situações capazes de potenciar o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e a tomada de decisão e do processo de enfermagem com a elaboração de um estudo de caso. Em conjunto com os estudantes foram definidas as seguintes metodologias de avaliação: fichas de avaliação (60%) e avaliação prática contínua (40%). Em cada uma das componentes (média ponderada das fichas de avaliação e avaliação prática contínua) o estudante deve obter nota superior a 9.5 valores. A avaliação por exame consiste numa prova teórica (60%) e numa prova prática (40%), em cada uma das componentes deve obter nota superior a 9,5 valores, sendo que a média final deve ser igual ou superior a 10 valores.


Objetivos de Unidade Curricular

Gerir as respostas humanas ao processo de saúde/doença em contexto de simulação clínica

Analisar as implicações resultantes da doença para a pessoa/família e comunidade

Identificar a informação relevante para o processo de tomada de decisão

Integrar as atitudes, comportamentos e crenças em saúde na identificação dos aspetos de saúde relevantes para a prática de enfermagem

Selecionar terapêuticas de enfermagem no âmbito da capacitação para o autocuidado e autogestão do processo de saúde/doença do adulto e do idoso

Executar em contexto de simulação clínica, procedimentos e técnicas de enfermagem

Mobilizar conhecimentos integrados na gestão do processo de saúde/doença à pessoa adulta e idosa

Promover a saúde e o autocuidado da pessoa com doença crónica

Planear cuidados de enfermagem com recurso à metodologia do PE

Cumprir as normas de controlo de infeção

Gerir o seu projeto de aprendizagem com evidência no pensamento crítico e reflexivo

Conhecer os direitos da pessoa e o Código Deontológico


Estagios

Nao


Programa

A Pessoa e as alterações respiratórias

A Pessoa e as alterações cardiovasculares

A Pessoa e as alterações músculo-esqueléticas, reumatológicas e do colagénio

A Pessoa e as alterações da pele, da visão, ORL

A Pessoa e as alterações oncológicas

A Pessoa e as alterações hematológicas

A Pessoa e as alterações no sistema digestivo

A Pessoa com doença infetocontagiosa

A Pessoa e os cuidados Paliativos e Cuidados Continuados

A Pessoa submetida a cirurgia

A Pessoa e as alterações neurológicas

A Pessoa e as alterações nefro-urológicas

A Pessoa e as alterações endócrinas e metabólicas

Gestão da doença crónica e dos regimes terapêuticos


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Prova Prática: 40.0%

Frequência: 60.0%

Avaliação por Exame

Exame Prático: 40.0%

Exame Teórico: 60.0%


Itens Bibliograficos

Berman, A.; Snyder, S. (2016). Kozier &Amp; Erb's Fundamentals Of Nursing (10ª Ed.). Global Edition.

Icn (2016). Cipe - Versão 2015: Classificação Internacional Para A Prática De Enfermagem. Lisboa: Ordem Dos Enfermeiros.

Lalwani, A. (2013). Current Otorrinolaringologia: Cirurgia Da Cabeça E Pescoço – Diagnóstico De Tratamento (3ª Ed.). Porto Alegre:mcgrawhill.

Lister, S., Dougherty, L., &Amp; Mcnamara, L. (2019). The Royal Marsden Manual Of Cancer Nursing Procedures. London: Wiley Blackwell.

Melo, R. (2020). A Transição Para O Papel De Cuidador Familiar: A Família, O Cuidador Familiar E A Pessoa Dependente (1ª Ed.). Novas Edições Académicas.

Menoita, E. (2015). Gestão De Feridas Complexas. Lusodidacta: Loures.

Papadakis, M. A. &Amp; Mcphee, S. J. (2017). Current Medical Diagnosis &Amp; Treatment. (26 Ed.). New York: Mcgraw Hill.

Peate, I. &Amp; Wild, K. (2018). Nursing Practice. Knowledge And Care. (2Th Ed.). Wiley Blackwell: Oxford.

Phipps, W.; Sands, J. &Amp; Marek, J. (2010). Enfermagem Médico-Cirúrgica: Conceitos E Práticas Clínicas. Lisboa: Lusodidacta, Vol. I,Ii,Iii E Iv.

Raposo, T. (2016). Guia Prático De Preparação E Administração De Terapêutica Parentérica E Entérica - Para Profissionais De Saúde. Lusodidacta: Loures.

Schoppmeyer, Ma. (2010). Medicina Interna: Manual Para Enfermeiros E Outros Profissionais De Saúde. Loures: Lusodidacta

M. D. Kasper, D. L. (2015). Harrison’s Principles Of Internal Medicine (A. S. M. D. Fauci, S. L. M. D. Hauser, D. L. M. D. Longo, &Amp; J. L. Ph. D. Jameson, Eds.; Edição: 19). Mcgraw-Hill Professional Pub.

Hinkle, J. L., &Amp; Cheever, K. H. (2020). Brunner &Amp; Suddarth - Tratado De Enfermagem Médico-Cirúrgica - 2 Vols: 2 Volumes (14ª Edição). Guanabara Koogan.


Docente responsável

Igor Emanuel Soares Pinto


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