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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 6
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4431
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Métodos de ensino

As metodologias estão alinhadas com a tipologia de aulas previstas, promovendo a participação do estudante de forma individual e em grupo, através de análise critica de referenciais, casos, orientações técnicas, apresentação/discussão temática, exposições temáticas (photovoice) e/ou critical movies, num processo de construção das suas aprendizagens.

Na componente OT, o estudante deve ser capaz de aplicar a metodologia do processo de enfermagem à pessoa com alteração da saúde mental ou de risco, com base em casos clínicos. O desenvolvimento das OT seguem o descrito no “Planeamento das Orientações Tutorias”, com aplicação do peer feedback, com o intuito de identificação dos contributos de cada elemento e desenvolvimento de competências.

A componente de PL centra-se na demonstração e treino de entrevista de saúde mental e da operacionalização do Processo de Enfermagem em contexto de simulação. O recurso à prática simulada terá por base as orientações e boas práticas adotadas na área da simulação clínica.

A avaliação incluirá a realização de uma frequência (80%), onde se inclui a avaliação do processo de enfermagem desenvolvido nas OT; e o desempenho dos estudantes no contexto de simulação clínica (Prova Prática – 20%), nas PL.

Em cada uma das componentes (Frequência e Prova Prática) o estudante deve obter nota superior a 9,5 valores. A avaliação permitirá evidenciar os resultados da aprendizagem em função dos objetivos fixados, e que o estudante receba o feedback sobre o seu desempenho, associado a aconselhamento sobre o seu processo de aprendizagem.


Objetivos de Unidade Curricular

- Analisar, interpretar e sintetizar informação relacionada com Programa Nacional de Saúde Mental e outras fontes;

- Conhecer as linhas orientadoras da política de saúde mental a nível nacional e europeu;

- Explicar os direitos e deveres dos clientes em saúde mental;

- Identificar o papel do enfermeiro nas diversas opções terapêuticas;

- Reconhecer a importância da administração segura dos psicofármacos e das psicoterapias no tratamento do individuo com alteração da saúde mental;

- Demonstrar conhecimentos que irão suportar a sua ação perante o indivíduo com risco de alteração ou com alteração da saúde mental, família e comunidade;

- Aplica a metodologia do processo de enfermagem à pessoa com alteração da saúde mental ou risco, com base em casos clínicos;

- Planeia atividades de promoção da saúde mental, prevenção e recuperação de doença mental, com critérios de qualidade.


Estagios

Nao


Programa

- Estruturas conceptuais dos cuidados de enfermagem de saúde mental: percurso histórico e cultural. Conceito saúde/doença mental e estigma. Competências do enfermeiro. Aspetos Ético-deontológicos: direitos e deveres; internamento compulsivo.

- Organização dos serviços de saúde mental: Políticas em saúde mental e Programa Nacional. Objetivos de desenvolvimento sustentáveis (ODS) no contexto da saúde mental. Impacto da pandemia do novo Coronavírus na Saúde Mental da população;

- Análise de indicadores em saúde mental a nível local, com necessidades de desenvolver intervenção;

- Relação terapêutica enfermeiro/cliente;

- Avaliação clínica em Saúde Mental: Entrevista. História biopsicossocial. Avaliação do estado mental. Classificações e diagnósticos de enfermagem;

- Cuidados de Enfermagem nas opções terapêuticas em saúde mental: Psicoterapia. Psicofarmacologia. Eletroconvulsivoterapia;

- Aplicação do processo de enfermagem à pessoa com perturbações: ansiedade, perturbação afetiva, psicótica, orgânica de comportamento, personalidade, comportamento alimentar, comportamental pelo uso de substâncias psicoactivas, perturbação da aprendizagem.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Frequência: 80.0%

Prova Prática: 20.0%

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%


Itens Bibliograficos

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Docente responsável

António Manuel Dos Santos Ferreira


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