As metodologias estão alinhadas com a tipologia de aulas previstas, promovendo a participação do estudante de forma individual e em grupo, através de análise crítica de referenciais, casos, orientações técnicas, apresentação/discussão temática, análise de filmes, tomada de decisão/Prática reflexiva, num processo de construção das suas aprendizagens.
Na componente OT, o estudante deve desenvolver competências críticas, reflexivas, éticas e deontológicas de problemas e situações de saúde através da discussão de casos clínicos com enfoque no desenvolvimento de competência crítico-reflexivas necessárias ao processo de enfermagem. Os grupos de trabalho serão constituídos por 4 a 5 elementos que, com recurso à metodologia PBL, desenvolverão um Plano de cuidados.
Para isso, irão contribuir momentos de discussão e reflexão com análise de situações-problema, baseadas nas áreas da ESIP. Nestas sessões será aplicada a dinâmica de peerfeedback, com o intuito de identificação dos contributos de cada elemento e respetivas competências atingidas na concretização dos exercícios propostos. O desenvolvimento das sessões segue o descrito no “Planeamento das Orientações Tutoriais”.
A componente de Prática e Laboratoriais centra-se na demonstração e treino de intervenções de Enfermagem no âmbito da saúde infantil e pediatria, em contexto de simulação clínica, com recurso ao body interact. O recurso à prática simulada terá por base o modelo de desenvolvimento de competências de julgamento clínico em enfermagem, usando como técnicas o briefing e debriefing.
Na avaliação será explorada a vertente de PL (20%), tendo por base o desempenho dos estudantes em avaliação contínua no contexto de simulação clínica e a realização de 1 frequência (80%). Em cada uma das componentes (prática e laboratoriais e frequência) o estudante deve obter nota superior ou igual a 9,5 valores. A avaliação permitirá evidenciar os resultados da aprendizagem em função dos objectivos fixados, e que o estudante receba o feedback sobre o seu desempenho, associado a aconselhamento sobre o seu processo de aprendizagem.
- Explicar os modelos de cuidado (Modelo de Parceria de Cuidados) no âmbito da Pediatria;
- Evidenciar capacidades de análise sobre os principais indicadores e áreas de atuação prioritárias;
- Interpretar e avaliar alterações no processo de crescimento e desenvolvimento;
- Identificar intervenções de enfermagem na promoção da autoestima do adolescente e autodeterminação nas escolhas relativas à saúde;
- Executar técnicas de comunicação adequadas ao estádio de desenvolvimento;
- Explicar os processos de adaptação do Recém-nascido à vida extrauterina;
- Compreender as reações da criança face ao processo de doença/hospitalização;
- Implementar a metodologia científica do processo de enfermagem;
- Discutir intervenções de enfermagem a criança com doença crónica e suas famílias;
- Identificar estratégias eficazes para promover o conforto e controlar a dor nos diferentes estádios de desenvolvimento;
- Executar técnicas e procedimentos de enfermagem, de acordo com o desenvolvimento;
- Compreender o papel do enfermeiro em situações básicas de Urgência Pediátrica;
- Evidenciar capacidades sobre SBV Pediátrica.
Nao
1 - Perspetivas de Enfermagem Pediátrica
2- Períodos do desenvolvimento e suas tarefas ao longo do ciclo vital
3 - Comunicação com a criança/Jovem e família
4 – Promoção da saúde e prevenção da doença: Crescimento e desenvolvimento infanto-juvenil e do adolescente
A Saúde Infantil e Juvenil.
A Saúde do adolescente.
5 - Adaptação do recém-nascido à vida extra-uterina
6 - Consequências da doença e do internamento na criança/jovem e família
7 – Intervenções à criança/jovem e família nas doenças comuns
Respostas de enfermagem apropriadas às doenças comuns nas várias idades e em situações fisiológicas
8- A criança/jovem com Doença Oncológica.
9-A criança/jovem com dor.
10- Urgências pediátricas
Cuidados de Enfermagem em situações de urgência. Suporte Básico de Vida Pediátrico.
11 - A morte em pediatria
12 – Preparação e administração de terapêutica em Pediatria
Frequência: 80.0%
Prova Prática: 20.0%
Exame Teórico: 100.0%
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Maribel Domingues Carvalhais