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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 3
Area Cientifica Enfermagem
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4445
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Métodos de ensino

Nas aulas de componente teórica e teórico prática serão utilizados os métodos expositivo e demonstrativo, bem como a discussão sobre procedimentos realizados no âmbito dos cuidados à pessoa em situação crítica. Serão aprofundados conhecimentos previamente adquiridos. As aulas de PL visarão a mobilização dos conhecimentos adquiridos para a tomada de decisão em casos clínicos, a participação na resolução de problemas em ambiente de prática simulada.
Após negociação das estratégias com os estudantes, definiu-se que esta UC será avaliada de forma contínua, por uma frequência (75%) e práticas laboratoriais (25%). A avaliação por exame será realizada através de uma prova teórica (100%).


Objetivos de Unidade Curricular

- Compreender os conceitos de pessoa em situação crítica, urgência, emergência e cuidados intensivos;
- Distinguir o modo como se encontram organizados os serviços de urgência e cuidados intensivos;
- Fundamentar os cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica em serviços de urgência e cuidados intensivos;
- Identificar as especificidades das opções terapêuticas disponíveis no âmbito da promoção da saúde e prevenção de complicações da pessoa em situação crítica, incluindo a prevenção de IACS, a gestão farmacológica e a gestão nutricional;
- Valorizar a utilização de instrumentos de avaliação da pessoa em situação crítica;
- Reconhecer a importância do envolvimento da família para a pessoa em situação crítica;
- Argumentar sobre o papel do enfermeiro na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica e o seu impacte na qualidade de vida da pessoa após internamento em cuidados intensivos.


Estagios

Nao


Programa

1. Cuidados à pessoa em situação crítica em contexto de cuidados intensivos;
2. Gestão farmacológica e nutricional da pessoa em situação critica;
3. Cuidados à pessoa em situação crítica em contexto de serviço de urgência;
4. Boas práticas no transporte da pessoa em situação crítica.


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%

Avaliação Contínua

Prova Prática: 25.0%

Frequência: 75.0%


Itens Bibliograficos

Booth, K. A., Deitos, P.; O´brien, T. (2009). Electrocardiografia: Para Técnicos De Cuidados De Saúde. Loures: Lusodidacta

Instituto Nacional De Emergência Médica E Departamento De Formação Em Emergência Médica (2019). Suporte Avançado De Vida. Disponivel Em: Https://Www.inem.pt/Wp-Content/Uploads/2019/07/Manual-Suporte-Avan%C3%A7Ado-De-Vida-2019.Pdf

Marcelino, P. (2008). Manual De Ventilação Mecânica Do Adulto. Loures: Lusociência.

Ordem Dos Médicos (Comissão Da Competência Em Emergência Médica) E Sociedade Portuguesa De Cuidados Intensivos (2008). Transportes De Doentes Críticos. Recomendações. Lisboa: Centro Editor Livreiro Da Ordem Dos Médicos. Disponível Em: Https://Spci.pt/Files/2016/03/9764_Miolo1.Pdf

Papadakis, M. A., Mcphee, S. J., &Amp; Rabow, M. W. (Eds.) (2017). Current. Medical Diagnosis &Amp; Treatment (56Th Ed.). New York; Chicago; San Francisco; Lisbon; London; Madrid; Mexico City; Milan; New Delhi; San Juan; Seoul; Singapore; Sydney; Toronto: Mcgraw-Hill.

Sheehy, S. (2000). Enfermagem De Urgência: Da Teoria À Prática. Loures: Lusociência.

Urden, L. D., Stacy, K. M., &Amp; Lough, M. E. (2006). Thelan’s Enfermagem De Cuidados Intensivos. Diagnóstico E Intervenção (5A Ed.). Loures: Lusodidática.

Pinho, J. (2020). Enfermagem Em Cuidados Intensivos. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas.


Docente responsável

Mário Rui Correia Branco


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