Menu
Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Saúde - Programas Não Classificados Por Área De Formação
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4447
Partilhar curso

Métodos de ensino

As metodologias estão alinhadas com a tipologia de aulas, promovendo a participação do estudante, através da identificação de necessidades em saúde, num processo de construção ativa e colaborativa das suas aprendizagens.
Estas abordagens serão complementadas, com a participação de peritos externos e testemunhos de empreendedores de sucesso.

Serão utilizadas estratégias de design thinking process, talk’s, testemunhos e formulário de candidatura a financiamento (ex: Got Talent).
Na avaliação será explorada a vertente de Trabalho por Projeto (plataforma DreamShape) com integração de PITCH final (100%), com aplicação da dinâmica de peer feedback, na identificação dos contributos de cada elemento e respetivas competências atingidas. A avaliação permitirá evidenciar os resultados da aprendizagem em função dos objetivos fixados, e que o estudante recebe o feedback sobre o seu desempenho, associado a aconselhamento sobre o seu processo de aprendizagem.


Objetivos de Unidade Curricular

- Preparar a transição para a vida ativa, através da construção de um projeto pessoal/profissional e/ou de um projeto empreendedor;

- Refletir sobre o processo de desenvolvimento da sua identidade profissional, de forma consciente, individualizada e crítica no contexto da ética, deontologia e regulamentação da profissão;

- Demonstrar competências de capacitação para a inovação em saúde, expressas numa atitude empreendedora;

- Orienta a sua ação empreendedora no sentido das políticas e normas nacionais e locais, desde que estas não colidam com o Código Deontológico dos enfermeiros;

- Desenvolve a capacidade de analisar situações e de encontrar soluções integradas face à atuais necessidades em saúde, através de soluções inovadoras;

- Aprofunda conhecimentos através do desenvolvimento de trabalho por projeto/Design Thinking Process, de seminários temáticos, de casos de sucesso, de submissão de candidaturas a financiamento;

- Aprofunda competências em matérias de trabalho em grupo, de escrita e de comunicação.


Estagios

Nao


Programa

1. A transição para a vida ativa e a identidade profissional: a construção da identidade profissional;
2. Empreendedorismo: Introdução dos conceitos e apresentação de casos-exemplo de empreendedorismo;
3. Motivação, Criatividade e Inovação em saúde
4. Análise de necessidades em saúde/ação diagnóstica: projeto pessoal/profissional e ou de criação de projetos de empreendedorismo:
4.1. Criação de Projeto;
4.2. Ideia;
4.3. Modelo de Negócio;
4.4. Entrevistas de empatia;
4.5. Protótipo;
4.6. Plano de Marketing;
4.7. Atividades/Operações;
4.8. Plano de trabalho;
4.9. Equipa;
4.10. Receitas e Custos;
4.11. Investimento: Contabilidade e Impostos;
4.12. Apresentação: Preparar apresentação do projeto e PITCH;
4.13. Autoavaliação do projeto empreendedor;
5. Oportunidades de negócio: Casos de Sucesso.
6. Aspetos jurídicos da profissão: Regulamento do exercício profissional em Enfermagem.


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%

Avaliação Contínua

Trabalho de Grupo: 100.0%


Itens Bibliograficos

Arthur, D., Randle, J. (2007). The Professional Self-Concept Of Nurses: A Review Of The Literature From 1992-2006. Australian: Journal Of Advanced Nursing, 60-64

Bobreira, Celina (2004). Desenvolvimento Pessoal Do Enfermeiro: Contexto Da Prática E Da Formação. Revista Sinais Vitais. Nº 56, Coimbra, 14-18

Igor, E. (2010). Formação Da Identidade Profissional Em Enfermagem: Uma Reflexão Teórica. Estudo E Pesquisa Em Psicologia, Nº13, 967-971

Ordem Dos Enfermeiros (2003). Competências Do Enfermeiro De Cuidados Gerais: Ordem Dos Enfermeiros. Lisboa: Ordem Dos Enfermeiros. N.º 10

Ribeiro, J. M. S. (2011). Autonomia Profissional Dos Enfermeiros. Revista Referência, Nº5, 27-36

Silva, A. P. (2007). Enfermagem Avançada: Um Sentido Para O Desenvolvimento Da Profissão E Da Disciplina. Servir. Vol. 55,  Nº 1-2, Lisboa, 11-2

Spinelli, S., Adams, R. (2015). New Venture Creation: Entrepreneurship For The 21St Century, Mcgraw-Hill Education, 10Th Edition


Partilhar curso