Serão realizadas dinâmicas de grupo e individuais de desenvolvimento de competências de sensibilidade ética e bioética. Elaboração e apresentação de um trabalho de grupo. O trabalho deverá demonstrar os conhecimentos da sensibilidade estética e da competência ética e de bioética aplicadas ao contexto da enfermagem e do conhecimento emancipatório no âmbito dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável 2030. O trabalho será realizado em articulação com a unidade curricular de Antropologia e Sociologia da Saúde e visará a aplicação dos conteúdos programáticos das duas unidades curriculares fundamentado a partir de uma reflexão crítica em ética e bioética e antropossociológica dos problemas relacionados com a sustentabilidade do concelho de Oliveira de Azeméis e deverá ser apresentado de forma escrita no Moodle. Será promovida uma exposição do produto artístico desenvolvido pelo grupo de trabalho e será realizada a metodologia de peer feedback, na identificação dos contributos dos elementos do grupo para os resultados de aprendizagem.
Avaliação contínua = Trabalho de grupo (70%) + Frequência (30%).
Avaliação por Exame = Exame teórico (100%).
- Analisar as teorias, os princípios e os valores éticos e deontológicos da Enfermagem;
- Identificar os conceitos essenciais inerentes ao comportamento ético e deontológico do enfermeiro;
- Identificar questões éticas relacionadas com a prestação de cuidados de enfermagem e de saúde;
- Demonstrar um processo de tomada de decisão ética fundamentado;
- Justificar a importância das decisões éticas em situações específicas de diferentes contextos de cuidados de saúde;
- Refletir sobre os principais conflitos/dilemas éticos inerentes à saúde;
- Abordar de forma adequada as questões éticas que podem comprometer a segurança, a privacidade, confidencialidade, integridade ou a dignidade do cliente;
- Reconhecer a deontologia como pilar ético para a prática profissional dos enfermeiros;
- Compreender o conteúdo Bioético dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030) e a sua relação com Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos da UNESCO;
- Reconhecer os direitos e deveres do doente no enquadramento dos cuidados de saúde.
Nao
- Fundamentos da ética e da moral;
- Análise e discussão dos conceitos de ética, moral, consciência moral, deontologia, direito e bioética, valores e axiologia;
- A pessoa e a dignidade humana, a vulnerabilidade e a integridade;
- Teorias, princípios e fundamentos da ética em cuidados de saúde;
- Deveres profissionais e o Código Deontológico;
- A dimensão ética dos cuidados de saúde: consentimento informado, sigilo profissional, confidencialidade, privacidade e a objeção de consciência
- Os modelos ou correntes de pensamento em Bioética;
- Os princípios bioéticos Vs Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e a sua relação com Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos da UNESCO;
- Bioética e Problemas atuais de bioética decorrentes do progresso técnico e científico Vs investigação clínica;
- Bioética e problemas no início da vida: aborto, diagnóstico pré-natal, Procriação Medicamente Assistida;
- Bioética e problemas no final da vida: eutanásia, distanásia, testamento vital, cuidados paliativos;
- A construção da decisão ética em Enfermagem e a responsabilidade na prática profissional.
Exame Teórico: 100.0%
Frequência: 30.0%
Trabalho de Grupo: 70.0%
Conselho Internacional Dos Enfermeiros (2017). Enfermeiros: Uma Voz De Liderança – Alcançar Os Objectivos De Desenvolvimento Sustentável. Conselho Internacional De Enfermeiros.
Deodato, S. (2014). Decisão Ética Em Enfermagem. Do Problema Aos Fundamentos Do Agir. Almedina.
Gomes, Carlos Costa (2016). Notas Breves De Um Descontentamento – Questões De Bioética. Editora Católica.
Neves, M. (Coord.) (2016). Ética. Dos Fundamentos Às Práticas. Edições 70.
Portugal. Lei 156/2015 De 16 De Setembro. Estatuto Da Ordem Dos Enfermeiros (2015).
Sónia Alexandra De Lemos Novais