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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 4
Area Cientifica Acupuntura
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4249
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Métodos de ensino

A metodologia de ensino será essencialmente teórica e teórico-prática com recurso a práticas laboratoriais. O docente explica os conceitos teóricos – aula T-, demonstra a localização dos meridianos e dos pontos de acupuntura em estudantes – aula TP - e seguidamente supervisiona e auxilia os alunos na aplicação do conhecimento – aula PL. Os estudantes devem praticar em grupos de dois. A avaliação será desenvolvida com recurso a 1 Avaliação Prática contínua (50%) e 3 frequências teóricas/ fichas de trabalho (50%).


Objetivos de Unidade Curricular

- Distinguir anatomicamente os trajetos dos 12 canais principais;

- Distinguir anatomicamente os trajetos e pontos dos 8 canais extraordinários;

- Descrever anatomicamente os pontos de acupuntura dos canais estudados;

- Compreender as indicações terapêuticas e as funções dos canais e pontos de acupuntura estudados;

- Compreender as funções e a localização dos pontos Shu dorsais, pontos de alarme (Mu), pontos mestres (Hui), pontos de abertura (Xi), pontos fonte (yuan), pontos de conexão (luo);

- Compreender a teoria subjacente às funções e à localização dos pontos shu antigos (jing, ying, shu, jing, he);

- Demonstrar raciocínio e tomada de decisão de acordo com as teorias estudadas;

- Explicar conjugações de pontos segundo funções e indicações terapêuticas.


Estagios

Nao


Programa

1. Revisão de conceitos básicos;

2. Canais do pulmão, intestino grosso, estômago, baço/pâncreas, coração, intestino delgado, bexiga, rim, pericárdio, triplo aquecedor, vesícula biliar, fígado: Pontos; Organização do estudo dos canais pela organização anatómica e circulação do qi a partir dos meridianos tendinomusculares. Trajeto do canal; Função e localização dos pontos e Indicações terapêuticas;

3. Canais extraordinários: Trajeto; Pontos; Função e localização dos pontos e Indicações terapêuticas;

4. Pontos shu antigos: revisão de conteúdos; aplicação prática; resolução de casos clínicos;

5. Categorias especiais de pontos: revisão de conteúdos; aplicação prática; resolução de casos clínicos.


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame Prático: 50.0%

Exame Teórico: 50.0%

Avaliação Contínua

Prova Prática: 50.0%

Ficha 1 + Ficha 2 + Frequência: 50.0%


Itens Bibliograficos

Deadman P., Al-Khafaji (2001) A Manual Of Acupuncture. England: Journal Of Chinese Medicine Publications

Solinas H., Mainville L., Auteroche B. (2000). Atlas De Acupunctura Chinesa: Meridianos E Colaterais. Brasil: Organização Andrei Editora, Lda

Focks, C. (2007). Atlas De Acupuntura. São Paulo: Manole. Isbn 85-204-1115-0

Lian, Y. Et Al. (2000). Atlas Gráfico De Acupuntura Seirin. Barcelona: Konneman.

Martins, E., Garcia, E (2003) – Pontos De Acupunctura: Guia Ilustrado De Referência. São Paulo: Editora Roca Ltda.

Maciocia, G. (1996). Os Fundamentos Da Medicina Chinesa. São Paulo: Roca.

Chinese Acupuncture And Moxibustion (2002). Publishing House Of Shanghai University Of Traditional Chinese Medicine

Shanghai College Of  Traditional Medicine (1996). Acupuntura, Um Texto Compreensível. Editora Roca Ltda. São Paulo.

Yamamura, Y.( 2004). Acupuntura Tradicional: A Arte De Inserir (2ª Ed.). São Paulo, Brasil: Editora Roca Ltda.

Tcm Clinic Aid. Cyber And Sons,  2019. Ver. 2.2.11.  Google Play , Https://Play.google.com/Store/Apps/Details?Id=Com.cyberandsons.tcmaidtrial


Docente responsável

Ricardo Picão Caldeira Rodeia


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