As aulas teóricas são apoiadas com a exposição de diapositivos e outros meios de multimédia, sendo incentivada a discussão dos diferentes conteúdos programáticos.
Será realizada uma visita de estudo ao Centro Científico e Cultural de Macau - Lisboa.
Serão realizados exercícios teórico-práticos para compreensão e aplicação dos conceitos teóricos.
A avaliação terá dois componentes com a seguinte ponderação: 1ª Frequência (50%) + 2ª Frequência (50%)
Nesta unidade curricular pretende-se que o estudante:
- Compreenda a etiologia da doença na perspetiva tradicional de base da acupuntura;
- Compreenda a fisiopatologia e patogenia na perspetiva tradicional de base da acupuntura;
- Compreenda a relação dos conceitos e modelos clássicos da acupuntura com o conhecimento atual das ciências da vida e da saúde;
- Adquira conhecimentos sobre os mecanismos de ação da acupuntura, integrando os conceitos clássicos com os conceitos da fisiologia atual.
Nao
1. Etiologia em acupuntura (modelo biopsicossocial): Fatores Exógenos; Fatores Endógenos e Hábitos e comportamentos;
2. Fisiopatologia e Patogenia em acupuntura: Teoria dos 6 estágios (Tai Yang, Yang Ming, Shao Yang, Tain Yin, Shao Yin, Jue Yin) e Teoria dos 4 níveis (Wei, Qi, Ying, Xue);
3. Integração dos conceitos aprendidos anteriormente.
Exame Teórico: 100.0%
1ª Frequência: 50.0%
2ª Frequência: 50.0%
Maciocia, G. (2015). The Foundations Of Chinese Medicine: A Comprehensive Text. 3Rd Edition. Elsvier.
Liu, T.y.., Leung, P.c. (2013). Annals Of Tradicional Chinese Medicine: Evidenced-Based Acupunture – Volume 5. World Scientific.
Young G., Marchment R. 2008. Shang Han Lun Explained – 1St Edition. Elsvier. Isbn: 9780-7-295-3881-7
Stux, G., Hammerschlag, R. (2001). Clinical Acupunture – Scientific Basis. Springer.
Pomeranz B., Stux G. (1989). Scientific Bases Of Acupunture. Springer-Verlag.