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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 4
Area Cientifica Psicologia
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4265
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Métodos de ensino

Serão utilizadas diferentes metodologias pedagógicas como sendo a projeção de filmes e documentários, a análise e discussão de casos, o role-play e o role-reversal, motivando os estudantes para uma participação ativa nas aulas.
Avaliação concretiza-se através de duas provas escritas e de um trabalho escrito, com um peso relativo de 40%, 40% e 20% respetivamente.


Objetivos de Unidade Curricular

Caraterizar a área de Psicologia do Desenvolvimento;
Compreender a importância dos fenómenos psicológicos;
Compreender o ser humano como um ser biopsicossocial que se desenvolve ao longo de todo o ciclo vital com influência de vários fatores;
Reconhecer as características de alterações ao desenvolvimento normal;
Compreender criticamente o período desenvolvimental vivido pelo próprio estudante, enquanto jovem-adultos em transição para o ensino superior;
Estimular o desenvolvimento pessoal e a aquisição de competências relacionais adequadas à relação de ajuda com clientes de todas as fases de desenvolvimento;
Explicar o contributo da Psicologia do Desenvolvimento para a prática dos profissionais de saúde, na adaptação
das intervenções à fase de desenvolvimento e às necessidades desenvolvimentais de cada cliente.


Estagios

Nao


Programa

1. Conceitos nucleares e principais teorias para compreensão do desenvolvimento humano: Modelos teóricos de desenvolvimento ao longo da vida - desenvolvimento cognitivo, moral, psicossexual e psicossocial;
2.Períodos do desenvolvimento e suas tarefas ao longo do ciclo vital: Desenvolvimento pré-natal e neonatal; Infância; Idade pré-escolar; Idade escolar; Adolescência; Adulto e Idoso;
3.Noções de Psicopatologia do Desenvolvimento e alterações do desenvolvimento normal;
4.Implicações do conhecimento da Psicologia do Desenvolvimento para a prática profissional na saúde e para a relação de ajuda.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

2ª Frequência: 40.0%

Trabalho de Grupo: 20.0%

1ª Frequência: 40.0%

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%


Itens Bibliograficos

Sequeira, C. (2016). Comunicação Clínica E Relação De Ajuda. Lisboa: Lidel.
Mccormack, B &Amp; Mccance, T. (2010). Person Centered Nursing: Theory And Practice. Wiley-Blackwell.
Chalifour, J. (2008). A Intervenção Terapêutica Vol.1: Os Fundamentos Existenciais-Humanistas Da Relação De Ajuda. Loures: Lusodidacta.
Chalifour, J. (2008). A Intervenção Terapêutica Vol.2: Estratégias De Intervenção. Loures: Lusodidacta.
Lourenço, O. (2006). Psicologia Do Desenvolvimento Moral: Teoria, Dados E Implicações (3ª Ed.), Coimbra: Almedina.
Papaplia, D. E., Olds, S. W., &Amp; Feldman, R. D. (2006). O Desenvolvimento Humano (8ª Ed). Artmed Editora.
Schaie, K. W. &Amp; Willis, S. L. (2002). Adult Development And Aging. New Jersey: Prentice-Hall.
Kegan, R. (2001). The Evolving Self – Problem And Process In Human Development. Harvard University Press.
Papaplia, D. E., Olds, S. W., &Amp; Feldman, R. D. (2001). O Mundo Da Criança (8ª Ed). Lisboa: Mcgraw-Hill.


Docente responsável

Cátia Margarida Da Cunha Marques


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