As metodologias de ensino assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizas pelos métodos expositivo, interrogativo e estudos de caso. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, através da interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um. A avaliação é realizada através de 2 frequências com a ponderação de 50% cada.
- Compreender e analisar as implicações resultantes da doença para a pessoa;
- Compreender e analisar as respostas humanas ao processo de doença;
- Demonstrar conhecimentos de patologia e suas manifestações no sistema cardíaco;
- Demonstrar conhecimentos de patologia e suas manifestações no sistema vascular;
- Demonstrar conhecimentos de patologia e suas manifestações no sistema respiratório;
- Demonstrar conhecimentos de patologia e suas manifestações no sistema nervoso;
- Demonstrar conhecimentos de patologia e suas manifestações no sistema osteoarticular.
Nao
- Sistema cardiovascular: isquemia, trombose e embolia; angina e enfarte; hipertensão arterial; aterosclerose; distúrbios da condução elétrica; insuficiência cardíaca; aneurismas; pericardite e endocardite; neoplasias;
- Sistema respiratório: asma; doença pulmonar obstrutiva crónica; tromboembolismo pulmonar; patologia infeciosa; neoplasias;
- Sistema nervoso: distúrbios sensoriais; motores; acidente vascular cerebral; doenças neuro degenerativas; demência; epilepsia; meningite; neoplasias;
- Sistema músculo-esquelético: tipos de fraturas; tendinites e bursites; ruturas musculares; miosites e dermatomiosites; rabdomiólise; neoplasias;
- Sistema tegumentar: alterações cutâneas benignas, eczema e atopia, reações de hipersensibilidade, psoríase, manifestações cutâneas de doença sistémica; neoplasias;
- Patologia psiquiátrica: sintomas como manifestação de distúrbios orgânicos, a componente orgânica das doenças psiquiátricas, doenças neuróticas, doenças psicóticas, distúrbios de personalidade.
Exame Teórico: 100.0%
1ª Frequência: 50.0%
2ª Frequência: 50.0%
Garcia, C. (2009). Neurologia Clínica: Princípios Fundamentais. Lisboa: Lidel.
Huether, S.e. &Amp; Mccance, K.l. (2016). Understanding Pathophysiology (6ª Ed.). New York: Mosby.
Kumar, V., Abbas, A. &Amp;Aster; J. (2017). Robbins Basic Pathology (10ª Ed.). New York: Elsevier.
Longo, D. Et Al. (2012). Harrison's Principles Of Internal Medicine (18ª Ed.) New York: Mcgraw Hill.
Mota, P. A. (2014). Fisiopatologia - Fundamentos E Aplicações (2ª Ed.). Lisboa: Lidel.