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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 17
Area Cientifica Acupuntura
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4270
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Métodos de ensino

A metodologia de ensino será essencialmente teórico-prática com recurso a práticas laboratoriais e a orientações tutoriais. O docente expões os conteúdos teóricos – aula T, demonstra a execução da técnica – aula TP – e seguidamente supervisiona e auxilia os alunos na aplicação do conhecimento – aula PL. A avaliação será feita com recurso a 2 frequências (25% cada uma respetivamente), 1 trabalho escrito (25%) e 1 prova prática (25%) com a ponderação de 25% / The assessment will be made using 2 theoretical frequencies (25% each respectively), 1 written assignment (25%) and 1 practical frequency (25%) .


Objetivos de Unidade Curricular

Prescrever componentes fitoterápicos de acordo com o diagnóstico Chinês;
Reconhecer as metodologias centrais da diatética chinesa e a caracterização das suas intervenções;
Conhecer as vantagens e limitações da reflexologia podal e da acupuntura craniana;
Localizar as zonas reflexas e os pontos podais e cranianas conhecendo os princípios do tratamento;
Elaborar planos de tratamento de alterações músculo-esqueléticas e do foro interno recorrendo ao Tuina;
Executar nas diferentes áreas corporais das crianças a massagem Tuina;
Resolver casos clínicos referentes a todas as especialidades de acupuntura e a todas as técnicas auxiliares de acupuntura lecionadas até á data.


Estagios

Nao


Programa

Prescrição fitoterápica segundo os seis níveis energéticos;
Preparação e prescrição de componentes e formulas chinesa- meios de administração, execução de decocções, dosagens, toxicidade, efeitos secundários, interações entre componentes e fármacos ocidentais;
Metodologias da diatética Chinesa;
Diatética na prática clínica;
Aplicação da diatética Chinesa em condições patológicas;
Acupuntura craniana- indicações, contraindicações e efeitos; localização de pontos e áreas de manipulação;
Reflexologia podal – indicações, contraindicações e efeitos; localização de pontos e áreas; tipos de manipulação;
Tratamento de patologias musculosqueléticas da face e cabeça, coluna vertebral, membro superior e inferior;
Tratamento de condições do foro interno;
Áreas corporais da criança e execução de tuina na mão, cabeça, região dorsal e abdominal;
Indicações e contraindicações da massagem Tuina;
Efeitos da massagem Tuina em crianças;
Resolução de casos clínicos.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Prova Prática: 25.0%

1ª Frequência + 2ª Frequência: 50.0%

Trabalho Individual: 25.0%

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%


Itens Bibliograficos

Carson,P.(1988).La Acupuntura Ortodoxa De Tung: Un Arte De Sanacion Ancestral Y Genuino. Hsinya Publications Ltd. Isbn: 095-307-8906-2;

Jinshiying (1996). Manual Prático De Craniopuntura. Roca;

Kastner J. (2009) Chinese Nutrition Theraphy – Diatectics In Traditional Chinese Medicine (Tcm). Georg Thieme Verlag. Isbn: 978-3-13130-962-4;

Sheid V. Et Al. (2010). Chinese Herbal Medicine: Formulas &Amp; Strategies. Eastland Press Inc., Usa. Isbn: 978-0-939616-67-67-1;

Wright , Janet (2002). Reflexologia Y Digitopuntura. Ed. Círculo Deflectores. Barcelona.

Jin, H., Han, M., &Amp; Wang, J (2007). Science Of Tui-Na- Chinese- Englishe Bilingual Textbooks For Internacional Students Of Chinese Tcm Institutions  Terapy- Diatetics In Traditional  Chinese Medicine (Tcm). Georg Thieme Verlag. Isbn: 978-3-13130-962-4.


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