A metodologia de ensino será essencialmente teórico prática com recurso a práticas laboratoriais. A componente prática terá maior ponderação na avaliação individual do aluno e será contínua. O docente expõem os conteúdos teóricos – aula T- , demonstra a execução da técnica – aula TP - e seguidamente supervisiona e auxilia os alunos na aplicação do conhecimento – aula PL. Para o desenvolvimento adequado do juízo e pensamento crítico relativamente ao motivo da consulta é imprescindível a correta interpretação diagnostica e adequada escolha das técnicas a aplicar pelo que será desenvolvido trabalhos individuais baseados em estudo de casos – aula OT. Os alunos devem praticar a terapia manual Chinesa em grupos de dois e os exercícios energéticos individualmente. A avaliação será desenvolvida com recurso a 1 Frequência (20%), uma avaliação prática contínua (50%) e estudos de caso individuais (30%).
- Tuina e qigong
- Avaliar o estado neuromeníngeo e funcional articular através de testes específicos
- Delinear planos de tratamento de alterações do foro interno recorrendo à terapia manual Chinesa
- Executar exercício mais complexos de qigong e exercício básicos de taichi
- Planear, organizar e orientar uma classe de exercícios energéticos (qigong e taichi) direcionada a uma patologia especifica ou como atividade de promoção da saúde física e mental.
- Resolver casos práticos delineando um possível plano de tratamento.
- Demonstrar conhecimentos teóricos referentes às bases fisiológicas, indicações, contraindicações e mecanismos de ação dos exercícicos energéticos (Qi Gong) e da terapia manual e massagem Chinesa (Tui Na), enquanto métodos de tratamento auxiliares de acupuntura.
- Aplicar a terminologia chinesa referente à terapia manual e massagem Chinesa
- Executar os exercícios energéticos, as técnicas de terapia manual e massagem Chinesa
- Aplicar em modelo vivo as técnicas de terapia manual e massagem Chinesa;
- Conhecer os efeitos, indicações, contraindicações e executar as técnicas de Ban fa;
- Justificar as intervenções terapêuticas dos exercícios energéticos e da terapia manual Chinesa planeadas e dirigidas a situações de doença ou de risco de doença;
- Planear, organizar e orientar uma classe de exercícios energéticos direcionada a uma patologia especifica ou como atividade de promoção da saúde física e mental.
Nao
Qi Gong I
- Origem e evolução dos exercícios energéticos (Qi Gong);
- Definição de Qi Giong terapêutico (Health Qigong);
- Tipos de exercícicos energéticos (a meditação, a respirqação e o movimento na prática do Qigong);
- Indicações e contraindicações dos exercícios energéticos;
- Definição de Luohan qigong;
- Definição da forma Ba Duan Jin (Standard International Health Qigong Fedaration – IHQF);- Exercicos práticos;
- Resolução de casos práticos aplicando os conhecimentos adquiridos no decorrer da unidade curricular;
Tui Na I
- O origem e desenvolvimento da massagem tuina
- Princípios de ação da massagem tuina
- Indicações, contraindicações e cuidados;
- Técnicas manuais da massagem tuina: Tui, Na, An, Mo, Rou, Nie, Dian, Yizhichan, Gun, Ca, Cuo, Nian, Bo, Dou, Zhen, Pai, Ji, Yao
- Bashen – trações;
- Técnicas auxiliares de massagem.
- Resolução de casos práticos aplicando os conhecimentos adquiridos no decorrer da unidade curricular;
Tuina II
- Avaliação neuromusculoesquelética – testes funcionais e neuromeníngeos
- Tratamento de patologias musculoesqueléticas e de foro interno
- Resolução de casos práticos aplicando os conhecimentos adquiridos no decorrer da unidade curricular;
Qigong II
- Estudo e prática da forma Yi Jin Jing (IHQF)
- Estudo e prática da forma Liu Zi Jue (IHQF)
- Resolução de casos práticos aplicando os conhecimentos adquiridos no decorrer da unidade curricular;
- Diferenças entre o Taichi e o Qigong
- Estudo e prática da Sequência simplificada de 8 movimentos de Yang Tai Jí Quan (Beijing)
- Exercícios práticos e aplicações terapêuticas.
Prova Prática: 50.0%
Frequência: 20.0%
Estudo de Caso Individual: 30.0%
Exame Teórico: 50.0%
Exame Prático: 50.0%
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Ricardo Picão Caldeira Rodeia