A metodologia de ensino será essencialmente teórica e teórico-prática com recurso a práticas laboratoriais. O docente explica os conceitos teóricos – aula T - e aplica-os no contexto teórico-prático exemplificando – aula TP- e seguidamente supervisiona e auxilia os estudantes na aplicação do conhecimento e no desenvolvimento do raciocínio clínico – aula PL. Os estudantes devem praticar as técnicas de diagnóstico em grupos de dois que deverão ser rotativos.
A avaliação será desenvolvida com recurso a 2 frequências teóricas com igual ponderação para a nota final da unidade curricular (50% cada), onde serão avaliadas as componentes de compreensão das bases teóricas de cada uma das técnicas estudadas e avaliadas as componentes práticas e de execução de cada um dos aspetos que compõem o Diagnóstico.
Compreender a diferenciação de síndromes de Qi, Sangue e Fluidos Corporais;
Compreender a diferenciação de síndromes dos órgãos internos;
Compreender o diagnóstico da medicina tradicional Chinesa de acordo com os Níveis Energéticos das 6 Camadas e das 4 Camadas;
Compreendendo o diagnóstico de pulso e o seu significado de acordo com a medicina tradicional Chinesa integrando-o no diagnóstico das síndromes;
Analisar casos práticos estabelecendo um diagnóstico à luz da medicina tradicional Chinesa delineando um plano de tratamento.
Nao
Diferenciação de síndromes de Qi, Sangue e Fluidos Corporais;
Diferenciação de síndromes dos Órgãos Internos (Zang-Fu) - Rins e Bexiga (Shen e PangGuang), Baço e Estômago (Pi e Wei), Fígado e Vesícula Biliar (Gan e Dan), Coração e Intestino Delgado (Xin e Xiao Chang), Pulmão e Intestino Grosso (Fei e Da Chang), Pericárdio e Triplo Aquecedor (Xin Bao e San Jiao), A relação com os Níveis Energéticos das 6 Camadas e as 4 Camadas (Taiyang / Yangming/ Shaoyin/ Taiyin/ Jueyin/ Shaoyin | WeiQi/ Qi/ YingQi/ Xuè);
O diagnóstico pelo Tratado das Doenças pelo Frio - ShangHanLun;
Palpação do pulso - Os 28 tipos de pulso patológico, Integração nas síndromes dos Órgãos Internos (Zang-Fu).
Exame Teórico: 100.0%
1ª Frequência: 50.0%
2ª Frequência: 50.0%
Jia, J. (2004). Ch ́An Tao – Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Liench ́I E Meditação. São Paulo: Ícone Editora.
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Maciocia, G. (1996). Os Fundamentos Da Medicina Chinesa. São Paulo: Editora Roca.
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