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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 3
Area Cientifica Acupuntura
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4250
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Métodos de ensino

A metodologia de ensino será essencialmente teórica e teórico-prática com recurso a práticas laboratoriais. O docente explica os conceitos teóricos e aplica-os no contexto prático – aula T e TP - e seguidamente supervisiona e auxilia os estudantes na aplicação do conhecimento e no desenvolvimento do raciocínio clínico – aula PL. Os estudantes devem praticar as técnicas de diagnóstico em grupos de dois que deverão ser rotativos. A avaliação será desenvolvida com recurso a uma frequência teórica (70%) e uma avaliação pratica (30%).


Objetivos de Unidade Curricular

- Reconhecer a importância do diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa como fundamental para a prática clínica de acupuntura;
- Compreender o significado dos achados clínicos obtidos através dos 4 métodos de diagnóstico;
- Relacionar as diferentes áreas corporais, incluindo a língua, de forma a estabelecer um diagnóstico à luz da medicina tradicional Chinesa;
- Compreender a importância da palpação do pulso para o estabelecimento do diagnóstico da medicina tradicional Chinesa e iniciar a sua prática;
- Compreender os 8 princípios (Bagang).


Estagios

Nao


Programa

- Introdução ao diagnóstico em MTC;
- Os 4 Métodos de diagnóstico:
1. Inspeção/Observação (Inspeção do Shen, Inspeção do corpo e áreas específicas, Inspeção da cor, Inspeção da língua),
- Análise somatotópica da língua e suas áreas correspondentes,
- Características da língua (corpo, cor, capa, aspeto, marcas),
2. Auscultação
3. Olfação,
4. Palpação,
- Palpação do pulso (Pulsologia)
- Análise dos pulsos radiais (direito e esquerdo),
- As seis posições (3+3: Cun, Guan, Chi) e correspondência com o Sistema Zang Fu,
- Principais características: profundidade, volume, força, turgência.),
- Diferenciação de síndromes segundo os 8 Princípios – Bagang (Interior- Exterior, Frio-Calor, Deficiência - Excesso, Yin - Yang).


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%

Avaliação Contínua

Frequência: 70.0%

Prova Prática: 30.0%


Itens Bibliograficos

Maciocia, G. (2005). O Diagnóstico Na Medicina Chinesa. São Paulo: Roca. 

Maciocia, G. (1996). Os Fundamentos Da Medicina Chinesa. São Paulo: Roca. 

Ross, J. (1994). Zàng Fǔ, Sistemas De Órgãos E Vísceras Da Medicina Tradicional Chinesa. São Paulo: Roca. 

Yamamura, Y (1993). Tratado De Medicina Chinesa. São Paulo: Roca. 

Junying, G. E Zhihong, S. (1991). Acupuncture And Moxibustion. Beijing: New World Press. 


Docente responsável

Ricardo Picão Caldeira Rodeia


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