Menu
Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Saúde
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4269
Partilhar curso

Métodos de ensino

As metodologias de ensino assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, construindo um quadro de referência de base, quer através de exposição, quer de trabalhos de pesquisa e de síntese. Estas abordagens serão complementadas, numa perspetiva de aplicação, através da aplicação da técnica de PBL (Problem Based Learning). O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias de apresentação escrita e oral.

Defesa pública do Projeto de Investigação perante júri constituído para o efeito.

A avaliação será operacionalizada através da apresentação escrita e oral do Projeto de Investigação (100%).

Será desenvolvida em cada grupo a dinâmica de peer feedback, conjuntamente com o orientador, na identificação dos contributos de cada elemento e respetivas competências atingidas na elaboração do Projeto de Investigação. A avaliação em época de exame consiste numa prova teórica (100%).


Objetivos de Unidade Curricular

Conhecer as etapas do processo de investigação;
Analisar os diferentes tipos de investigação, finalidades, procedimentos, vantagens e limitações;
Compreender as ferramentas e métodos para desenvolver estudos científicos;
Valorizar a complementaridade das abordagens qualitativa, quantitativa e participativa na investigação;
Sustentar a tomada de decisão na melhor evidência científica;
Apresentar um projeto de investigação;
Demonstrar conhecimento sobre as etapas do processo, tipos de estudo e metodologias;
Avaliar criticamente artigos científicos;
Estrutura o projeto de investigação centrado no problema formulado respeitando todas as etapas do mesmo;
Planear a fase conceptual e metodológica da investigação;
Justificar as opções adotadas em cada etapa do processo de investigação;
Definir estratégias para construção de uma proposta de projeto de investigação.


Estagios

Nao


Programa

1 - Fases do processo de investigação.
2 - A formulação do problema de investigação.
3 - Os objetivos, as questões e/ou as hipóteses de Investigação.
4 - Paradigmas de investigação: Investigação Qualitativa, Quantitativa e Investigação-ação participativa.
5 - Características dos métodos. Críticas à sua abordagem.
6 - Desenho de Investigação.
6.1. Elementos do desenho de investigação.
6.2 Métodos de amostragem.
6.3 Erro amostral. Representatividade da amostra.
6.4 Instrumentos e Método de recolha de dados.
6.5 - Princípios de medida. Níveis de medida. Vantagens da medição de variáveis. O processo de mensuração das variáveis. Etapas da recolha de dados. Modos de abordagem: observação; diário campo; entrevista; narrativas; inquérito; questionário.
7 – Focus group; Worldcafé.
8 - Ética em investigação científica.
9 - Operacionalização dos requisitos éticos em investigação científica.
10 - Comissões de ética. O consentimento informado.
11 - Projeto de investigação.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Projeto de Investigação: 100.0%

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%


Itens Bibliograficos

Bardin, L. (2015). Análise De Conteúdo. Lisboa. 281 P. Isbn 978-972-44-1506-2
Cervo, A. L.; Bervian, P. A. (2002). Metodologia Científica. 5ª Ed. São Paulo: Editora Afiliada. 242. Isbn 85-87918-15-X
Flick, U. (2005). Métodos Qualitativos Na Investigação Científica. 1ª Ed. Lisboa: Monitor, 305 P. Isbn 972-9413-67-3
Fortin, M. F. (2009). Fundamentos E Etapas Do Processo De Investigação. 2ª Ed. Loures: Lusociência. 595 P. Isbn 978-989-8075-18-5
Greenhalgh, T. (2014). How To Read A Paper. Oxford: Wiley Blackwell.
Hicks, C. M. (2006). Métodos De Investigação Para Terapeutas Clínicas: Concepção De Projectos De Aplicação E Análise. 3ªed. Loures: Lusociência. 333 P. Isbn 972-8930-19-4
Isern, M. T.; Gallego, C. F., &Amp; Segura, A. M. P. (2001). Elaboración Y Presentación De Un Proyecto De Investigación Y Una Tesina: Metodologia 1. Barcelona: Edicions Universitat De Barcelona.139 P. Isbn 84-8338-271-7
Marconi, M. A.; Lakatos, E. M. (2002). Metodologia Do Trabalho Científico: Procedimentos Básicos, Pesquisas Bibliográficas Projecto E Relatório, Publicações E Trabalhos Científicos. 5ª Ed. São Paulo: Editora Atlas. 282 P. 85-224-3263-5
Pestana, M. H.; Gageiro, J. N. (2003). Análise De Dados Para Ciências Sociais: A Complementariedade Do Spss. 3ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo. 727 P. Isbn 972-618-297-2
Polit, D. F., &Amp; Hungler, B. P. (2000). Investigacion Científica En Ciencias De La Salud. 6ª Ed. Mexico: Mcgraw- Hill, 715 P. Isbn 0-7817-1562-8
Vilelas, J. (2020). Investigação: Processo De Construção Do Conhecimento. 3ª. Lisboa. 457 P. Isbn 978-972-618-901-5
Wright, M. T., &Amp; Kongats, K. (2018). Participatory Health Research: Voices From Around The World. 1ª. Basileia, 278 P. Isbn 978-3-319-92176-1


Docente responsável

Liliana Andreia Neves Da Mota


Partilhar curso