As metodologias de ensino assentam numa abordagem teórica e teórica reflexiva, operacionalizadas pelos métodos expositivo, interrogativo, reflexivo e estudos de caso. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, através da interação constante entre docente e estudante, com o objetivo de criar momentos de reflexão, que tomam por base a experiência prática de cada um. A avaliação é realizada através de uma frequência (100%).
- Conhecer conceitos básicos associados aos principais sistemas corporais;
- Compreender os conceitos de saúde/doença;
- Compreender os mecanismos de doença e as suas repercussões;
- Reconhecer a importância da gestão das doenças crónicas;
- Identificar os estímulos endógenos e exógenos potencialmente indutores de agressão celular;
- Identificar as respostas corporais à doença;
- Compreender os mecanismos de doença e o seu impacto na história natural das doenças mais prevalentes;
- Compreender as alterações associadas ao processo de envelhecimento, potenciadoras de processos patológicos.
Nao
- Introdução à Patologia;
- Constituição e Funcionamento do Organismo;
- Conceitos de Saúde e Doença;
- Agressões e resposta celular;
- Homeostasia;
- Processo Inflamatório e Reparação
- Doença Aguda vs Doença Crónica;
- Gestão da Doença Crónica;
- Gestão de sinais e sintomas;
- Saúde Preventiva;
- Sistemas Corporais;
- Respostas Corporais à Doença;
- Prevenção de complicações associadas aos processos patológicos.
Frequência: 100.0%
Exame Teórico: 100.0%
Berman, A., Snyder, S. J., &Amp; Frandsen, G. (2016). Kozier &Amp; Erb's Fundamentals Of Nursing: Concepts, Process, And Practice (10ª Ed.). Pearson Education.
Mitchell, R. N., Kumar, V., Abbas, A. K., &Amp; Fausto, N. (2006). Fundamentos De Robbins &Amp; Contran Patologia (7ª Ed.). Elsevier.
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