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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 2
Area Cientifica Saúde
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4233
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Métodos de ensino

As metodologias de ensino assentam numa abordagem teórica e teórica reflexiva, operacionalizadas pelos métodos expositivo, interrogativo, reflexivo e estudos de caso. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, através da interação constante entre docente e estudante, com o objetivo de criar momentos de reflexão, que tomam por base a experiência prática de cada um. A avaliação é realizada através de uma frequência (100%).


Objetivos de Unidade Curricular

- Conhecer conceitos básicos associados aos principais sistemas corporais;
- Compreender os conceitos de saúde/doença;
- Compreender os mecanismos de doença e as suas repercussões;
- Reconhecer a importância da gestão das doenças crónicas;
- Identificar os estímulos endógenos e exógenos potencialmente indutores de agressão celular;
- Identificar as respostas corporais à doença;
- Compreender os mecanismos de doença e o seu impacto na história natural das doenças mais prevalentes;
- Compreender as alterações associadas ao processo de envelhecimento, potenciadoras de processos patológicos.


Estagios

Nao


Programa

- Introdução à Patologia;

- Constituição e Funcionamento do Organismo;

- Conceitos de Saúde e Doença;

- Agressões e resposta celular;

- Homeostasia;

- Processo Inflamatório e Reparação

- Doença Aguda vs Doença Crónica;

- Gestão da Doença Crónica;

- Gestão de sinais e sintomas;

- Saúde Preventiva;

- Sistemas Corporais;

- Respostas Corporais à Doença;

- Prevenção de complicações associadas aos processos patológicos.


Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua

Frequência: 100.0%

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%


Itens Bibliograficos

Berman, A., Snyder, S. J., &Amp; Frandsen, G. (2016). Kozier &Amp; Erb's Fundamentals Of Nursing: Concepts, Process, And Practice (10ª Ed.). Pearson Education.

Mitchell, R. N., Kumar, V., Abbas, A. K., &Amp; Fausto, N. (2006). Fundamentos De Robbins &Amp; Contran Patologia (7ª Ed.). Elsevier.

Papadakis, M. A. &Amp; Mcphee, S. J. (2017). Current Medical Diagnosis &Amp; Treatment. Usa: Mcgraw Hill Lange.

Peate, I., &Amp; Wild, K. (2018). Nursing Practice - Knowledge And Care. Wiley Blackwell.

Sérgio, J. S., Coutinho, I., &Amp; Marques, S. (2002). Fundamentos De Patologia - Para Técnicos De Saúde (1ª Ed.). Lusociência.


Docente responsável

Maria Da Conceição Sanina Graça


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