As aulas teóricas são apoiadas com a exposição de diapositivos e outros meios de multimédia, sendo incentivada a discussão dos diferentes conteúdos programáticos.
Serão realizados exercícios teórico-práticos para compreensão e aplicação dos conceitos teóricos.
A avaliação terá dois componentes com a seguinte ponderação:
Frequência 100%
Nesta unidade curricular pretende-se que o estudante consiga:
- Adquirir conhecimentos sobre o desenvolvimento e evolução da técnica acupunctural ao longo da história.
- Compreender os fundamentos básicos e terminologia usados em acupuntura.
- Compreender a relação dos conceitos e modelos clássicos da acupuntura com o conhecimento atual das ciências da vida e da saúde.
- Adquirir conhecimentos sobre os mecanismos de ação da acupuntura, integrando os conceitos clássico com os conceitos da fisiologia atual.
Nao
- História da acupuntura: da antiguidade à atualidade.
- A dualidade Yin-Yang: sua interpretação na fisiologia humana (sistema simpático/parasimpático)
- A Teoria Sanbao: Princípios de constituição (genética), fisiologia e psicologia
- O WuXing: a homeostase na acupuntura.
- Os Zang-Fu: órgãos e funções associadas
- Os conceitos de Qi (energia), Xue (sangue) e Jin Ye (fluídos corporais) da medicina tradicional usada em acupuntura e seus paralelos na fisiologia moderna.
Frequência: 100.0%
Exame Teórico: 100.0%
Maciocia, G. (2015). The Foundations Of Chinese Medicine: A Comprehensive Text - 3Rd Edition. Elsvier. Isbn-13: 978-0702052163
Liu, T.y., &Amp; Leung P.c. (2013). Annals Of Tradicional Chinese Medicine: Evidenced-Based Acupunture – Volume 5. World Scientific. Isbn: 978-981-4324-17-5.
Stux, G., &Amp; Hammerschlag, R. (2001). Clinical Acupunture – Scientific Basis. Springer. Isbn 978-3-642-56732-2.
Pomeranz, B., &Amp; Stux, G. (1989). Scientific Bases Of Acupunture. Springer-Verlag. Isbn-13: 978-3-540-19335-7.