As metodologias de ensino utilizadas na unidade curricular de Higiene e Segurança em prática clínica são de natureza expositiva e participativa com recurso à demonstração, dando lugar a debates sobre os temas apresentados, discussão de casos, elaboração de trabalhos de grupo ou individual com tarefas de resolução de problemas em sala de aula. A avaliação será composta por uma frequência 100%, cuja fórmula será composta por componente teórica com ponderação de 60% e componente de trabalho individual de 40% (a entregar no dia da frequência).
Ao longo da unidade curricular o estudante deve adquirir conhecimentos no enquadramento laboral e a legislação sobre SST, bem como conhecer o seu objeto de estudo. O estudante deve avaliar e identificar os riscos profissionais no local de trabalho. O estudante deve ainda compreender os princípios de uma cultura de prevenção, desenvolvendo comportamentos seguros no âmbito da segurança, higiene e saúde no trabalho, o estudante deve saber nomear medidas de prevenção e formas de implementação em contexto de trabalho, bem como identificar causas e consequências dos acidentes de trabalho e doenças profissionais.
Nao
Introdução à segurança e saúde no trabalho: fundamentos de segurança e aspetos jurídicos.
Organização da segurança, higiene e saúde no trabalho.
Conceito dos diferentes tipos de riscos profissionais. Gestão dos riscos laborais e acidentes de trabalho.
Biossegurança. Segurança biológica, química e física. Segurança em prática clínica.
Redução de risco. Segurança coletiva e segurança individual. Sistemas e equipamentos de proteção coletiva e individual.
Sinalização de segurança: critérios de seleção, instalação e manutenção.
Gestão de resíduos. Métodos e técnicas de desinfeção e esterilização.
Princípios e métodos da avaliação dos riscos.
Elaboração de uma lista de verificação relativo ao levantamento de perigos e avaliação dos riscos, bem como a análise de medidas preventivas, em contexto de prática clínica.
Elaboração de mapa de avaliação de risco.
Análise e interpretação de casos práticos.
Exame Teórico: 100.0%
Frequência: 100.0%
Cabral, F. (2011). Segurança E Saúde Do Trabalho-Manual De Prevenção De Riscos Profissionais. Lisboa: Editora Verlag-Dashofer
Diário Da República. Dec Lei N.º 220/2008. I Série-220Diário Da República.
Dec Lei N.º 224/2015. I Série-198Diário Da República.
Lei N.º 102/2009. I Série-176 Diário Da República. Lei N.º 7/2009. I Série-30Diário Da República. Portaria N.º 1532/2008. I Série-250Gestal-Otero,
J., Azevedo G. (2009). Salud Laboral: Prevencion De Riesgos En El Trabajo. Aplicación Al Sector Saluden La República Argentina. Santiago De Compostela: U. De Santiago, Area De Med. Preventiva E Salude Pública.
Martin, C. (2007). Avaliação De Risco Em Segurança, Higiene E Saúde No Trabalho. Lisboa: Editora Monitor.
Miguel, A. S. S. R. (2010). Manual De Higiene E Segurança Do Trabalho. (11ª Ed.). Porto: Porto Editora.
Pires, A. R. (2012). Sistemas De Gestão Da Qualidade: Ambiente, Segurança, Responsabilidade Social, Industria, Serviços, Administração Publica E Educação. Sílabo.