Métodos expositivos e ativos com apoio de tecnologias audiovisuais, trabalhos e dinâmicas de grupo. Recurso à plataforma e-learning.
As metodologias de avaliação são as seguintes:
1ª Frequência - 30% (F1) + 2ª Frequência - 30% (F2) + Trabalho de grupo - 40% (FP)
O trabalho de grupo terá a nota mínima de 9,5 valores.
- Conhecer de forma aprofundada as bases fisiopatológicas da doença;
- Conhecer os mecanismos etiológicos e os componentes hereditários como determinantes de doença
- Demonstrar conhecimentos aprofundados de fisiopatologia da lesão celular;
- Demonstrar conhecimentos aprofundados de fisiopatologia da inflamação;
- Demonstrar conhecimentos aprofundados de fisiopatologia da febre;
- Demonstrar conhecimentos aprofundados de fisiopatologia do edema;
- Demonstrar conhecimentos aprofundados de fisiopatologia da dor.
Nao
- As bases para a compreensão da doença;
- Fisiopatologia da Lesão Celular;
- Etiologia: fatores mecânicos, radiação, eletricidade, fatores mecânicos; agentes biológicos;
- Fisiopatologia e Hereditariedade: fatores desencadeantes e predisponentes;
- Resposta Inflamatória e suas fases;
- Fisiopatologia da Febre;
- Alterações da distribuição de fluidos corporais e fisiopatologia do edema;
- Fisiopatologia do Stress;
- Fisiopatologia da Dor;
- Fisiopatologia da Autoimunidade e o reconhecimento autólogo; o papel do MHC e da resposta imunitária.
Exame Teórico: 100.0%
1ª Frequência: 30.0%
Trabalho de Grupo: 40.0%
2ª Frequência: 30.0%
Mota Pinto, A. (2014).Fisiopatologia - Fundamentos E Aplicações (2ª Ed.). Lisboa: Lidel
Huether, S.e.; Mccance, K.l. (2016). Understanding Pathophysiology (6Th Ed.). New York: Mosby.
Kumar, V.; Abbas, A.; Aster; J. (2017). Robbins Basic Pathology (10Th Ed.). New York: Elsevier.