A metodologia de ensino é prática em contexto real de trabalho, com supervisão do orientador. A avaliação será realizada pelo orientador, de acordo com grelha de avaliação constante de um contrato de aprendizagem efetuado no início da unidade curricular, onde serão expressas as necessidades de formação na área onde decorre a aprendizagem e as propostas de processos para as obter. Esta aquisição é supervisionada pelo docente da escola, que garante o bom funcionamento deste processo, contribuindo para uma boa relação supervisor-estudante. O estudante deverá realizar um relatório final de estágio de carácter reflexivo, avaliado pelo docente responsável pela unidade curricular. A classificação final da disciplina resulta da seguinte média aritmética ponderada: nota de estágio 70% e relatório de estágio 30%.
Aplicar em contexto clínico real as técnicas de acupuntura e as técnicas auxiliares de acupuntura - moxibustão, ventosas, eletroacupuntura, terapia manual Chinesa, exercícios energéticos, auriculoterapia, métodos do equilíbrio de Tan e Tung e terapia manual chinesa – Tui Nà.
Desenvolver o raciocínio clínico através da discussão de casos reais e delinear planos de tratamento recorrendo a técnicas de acupuntura a técnicas auxiliares de acupuntura nomeadamente massagem e digitopuntura energéticas, exercícios energéticos e terapia manual.
Intervir maioritariamente em patologias do foro gastrointestinal, urológico, ginecológico utilizando técnicas acupunturais, massagem e digitopuntura energéticas, exercícios energéticos e terapia manual chinesa – Tui Nà.
Demonstrar um comportamento com base nos padrões de prática e nos princípios éticos e deontológicos da profissão, respeitando as regras de higiene e segurança em prática clínica.
Demonstrar raciocínio clínico e delinear planos de tratamento recorrendo a todas técnicas de acupuntura e técnicas auxiliares.
Selecionar a técnica de acupuntura e a técnica auxiliar de acupuntura mais indicada de acordo com a condição e estado de saúde do utente.
Intervir em patologias do foro musculoesquelético e reumático, ginecológico, urológico, gastrointestinal, dermatológico e de saúde mental utilizando técnicas de acupuntura e técnicas auxiliares de acupuntura.
Relacionar os conhecimentos de patologia, anatomia, nutrição, imagiologia, análises clínicas, farmacologia e psicologia com a prática clínica.
Sim
O estágio IV é um estágio cumulativo que visa o desenvolvimento do raciocínio clínico e o delineamento de um plano de tratamento que utilize técnicas acupunturais e técnicas auxiliares de acupuntura nomeadamente massagem e digitopuntura energéticas, exercícios energéticos, terapia manual – Tui Nà. É esperado que o estudante intervenha essencialmente em patologias do foro gastrointestinal, ginecológico e urológico. É também esperado que o estudante registe adequadamente a evolução do estado clínico do utente e cumpra todas as regras de éticas, deontológicas, de higiene e segurança na prática clínica. Desta forma a presente unidade curricular deverá abranger a maioria dos conteúdos lecionados nas unidades curriculares precedentes especialmente em métodos terapêuticos de acupuntura II e especialidades em acupuntura II.
Instrumento de Avaliação Final: 80.0%
Relatório Final : 20.0%
A Definir Em Cada Local, Com Base Nas Necessidades Específicas. Toda A Bibliografia Específica De Cada Unidade Curricular Do Curso É Aplicável À Área De Intervenção Do Local De Ensino Clínico/ To Be Defined At Each Location, Based On Specific Needs. All The Specific Bibliography Of Each Curricular Unit Of The Course Is Applicable To The Intervention Area Of The Clinical Teaching Place.