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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 3
Area Cientifica Tecnologias De Diagnóstico E Terapêutica
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 4259
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Métodos de ensino

Esta unidade curricular compreende aulas teóricas e teórico-práticas. A metodologia de ensino será de carater expositivo, com recurso a discussão de resultados de exames reais, numa vertente de integração da noção de leitura de relatórios de análises clínicas no contexto das alterações fisiológicas principais. A avaliação será realizada através de uma prova teórica sumativa e de uma prova com interpretação de casos clínicos. A avaliação será composta por uma frequência 100%, cuja fórmula será composta por componente teórica com ponderação de 80% e componente de trabalho individual de 20% (a entregar no dia da frequência).


Objetivos de Unidade Curricular

Demonstrar conhecimentos clínico-laboratoriais de forma a correlacionar os resultados analíticos com a informação clínica dos doentes.

Integrar e compreender a utilidade clínica dos diferentes parâmetros analíticos, aplicando os conhecimentos no diagnóstico e monitorização das diferentes patologias.

Utilizar a terminologia médica na comunicação interdisciplinar.

Avaliar e interpretar casos clínicos, identificar e selecionar os perfis analíticos mais adequados a cada caso clínico.


Estagios

Nao


Programa

Conceito de Semiologia Analítica.

Dados analíticos e interpretação de resultados: valores de referência, variabilidade analítica (biológica, inter/intra-indivíduo). Diagnóstico laboratorial em Bioquímica: alterações da função hepática, dislipidemias, diabetes, alterações da tiroide e paratiroide, alterações da função renal.

Diagnóstico laboratorial em Hematologia: hemograma- alterações e critérios de interpretação, anemias, hemoglobinopatias. Diagnóstico laboratorial em Microbiologia: Infeção – conceito, sinais, sintomas, mecanismos de defesa, diagnóstico e abordagem laboratorial.

Infeção Bacteriana.

Infeção Vírica.

Infeção do trato urinário.

Estudo de casos clínicos referentes aos temas abordados: diagnóstico e abordagem laboratorial. Visita de estudo a um laboratório clínico.


Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame

Exame Teórico: 100.0%

Avaliação Contínua

Frequência: 100.0%


Itens Bibliograficos

Burtis, C., Ashwood, E., Bruns, D. (2008). Tietz Fundamentos De Química Clínica. 6ª Edição. Elsevier. Isbn9788535228458.
Grotto, H. (2008). Interpretação Clínica Do Hemograma. São Paulo: Atheneu.
Turgeon, M. (2013). Immunology &Amp; Serology In Laboratory Medicine. 5ª Edition. Elsevier – Health Sciences Division. Isbn 13 9780323085182.
Murray, P., Rosenthal, K., Pfaller, M. (2014). Microbiologia Médica. 7Th Edition, Elsevier Editora Ltda. Isbn: 978-85-352-7106-5


Docente responsável

Isabel Sofia Dias Da Silva


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