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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Compreender a investigação como ferramenta de trabalho para a aquisição de evidência científica que suporte a tomada de decisão no contexto da prática profissional;
  • Interpretar e analisar criticamente os resultados de estudos qualitativos e quantitativos;
  • Interpretar os sistemas de graduação dos níveis de evidência;
  • Compreender a revisão sistemática e meta-análise como instrumento de apoio à tomada de decisão;
  • Analisar as etapas de um projeto de investigação.

Conteúdos programáticos

  • Princípios da Prática Baseada na Evidência
  • Etapas da Prática Baseada na Evidência
  • Níveis de Evidência
  • Tipos de Revisões:
  1. Revisões Sistemáticas
  2. Revisões Narrativas
  3. Revisões Integrativas
  • Protocolo de Revisão
  • Avaliar criticamente a literatura
  • Incorporação dos resultados na prática clínica de Enfermagem

Metodologias/
Avaliação

As metodologias de ensino/aprendizagem assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, apelando à interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Liliana Mota
(Prof.ª Doutora)

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