Objetivos de aprendizagem/ Competências |
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Conteúdos programáticos |
1 – O comportamento Organizacional e a gestão: uma abordagem histórica dos principais momentos na história da gestão, o surgimento do Comportamento Organizacional e a sua contribuição para a gestão; 2 - O indivíduo e o Comportamento Organizacional - A relação entre a natureza humana e o Comportamento Organizacional: 2.1. Emoções e Inteligência Emocional: o binómio emoção-razão; 2.2. A motivação; 2.3. A satisfação com o trabalho; 2.4. O stress ocupacional; 3 - A organização e o Comportamento Organizacional: 3.1. Cultura organizacional; 3.2. Mudança Organizacional: gestão, liderança e mudança organizacional; 3.3. Comportamentos de Cidadania Organizacional; 3.4. A Inovação; 4 - O Controlo: das estratégias aos sistemas de controlo; 5 - O Processo de Desenvolvimento Organizacional; 6 – Liderança para a Mudança; 7. Cultura organizacional à luz do Código Deontológico do Enfermeiro; 8. Ética organizacional: conceito e evolução: 8.1. Valores éticos e a responsabilidade das organizações; 8.2 Importância da ética nas organizações; 9. Os desafios éticos nas organizações e nos gestores; 10. As vantagens e desafios da ética nas organizações; 11. A Ética Organizacional como ferramenta de gestão. |
Metodologias/ |
As metodologias de ensino/aprendizagem assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, apelando à interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um. Será convidada a Ordem dos Enfermeiros para colaborar no desenvolvimento desta unidade curricular em resposta ao conteúdo específico: “Cultura organizacional à luz do Código Deontológico do Enfermeiro”. |
Regente da Unidade Curricular |
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