Objetivos de aprendizagem/ Competências |
|
Conteúdos programáticos |
1. História recente da Gestão da saúde em Portugal; 1.1. A Gestão nos serviços públicos; 1.2. Gestão de serviços públicos e boa governação; 1.3. O que mudou no mercado e na gestão; 1.4. Desafios às organizações da Administração pública; 2. A estrutura articulada com a estratégia; 2.1. O processo de direção: Estruturar as funções diretivas; 2.2. Níveis de gestão e competências; 2.3. Recursos e estratégias; 2.4. Análise de SWOT; 2.5. A decisão de qualidade e quantidade; 3. Apresentação da estrutura funcional e hierárquica de serviços responsáveis pela gestão de contratos de prestação de serviços numa organização de Saúde; 4. Planeamento e controlo de gestão estratégica; 4.1. Ideia Chave do controlo de gestão; 4.2. Processo de gestão estratégica; 4.3. Sistemas de controlo estratégico; 4.4. Da contratualização externa à contratualização interna; 4.5. Tableau de Board e o gestor; 4.6. Balanced Scorecard; 4.7. Gestão por objetivos; 4.8. Criação de valor e medidas de desempenho interno; 5. O incremento à produtividade nos serviços; 6. O risco comercial do prestador de cuidados de saúde; 6.1. A obrigatoriedade da cobertura de serviços de saúde e o seu financiamento; 6.2. Os desafios dos custos operacionais para as Instituições; 6.3. Alternativas financeiras, de cobertura de serviços e o controlo de serviços; 7. A Sub - contratação de serviços e “outsourcing”; 7.1. Tipos de contratos e respetiva análise de custos; 7.2. Discussão sobre aspetos práticos da subcontratação e “outsourcing” em organizações de Saúde e respetivas especificidades; 8. Os indicadores; 8.1. Indicadores de avaliação. |
Metodologias/ |
As metodologias de ensino/aprendizagem assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, apelando à interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um. |
Regente da Unidade Curricular |
Manuel Melo |