Objetivos de aprendizagem/ Competências |
|
Conteúdos programáticos |
1. A importância do sector da saúde na economia 1.1 Análise económica e saúde 1.2 O que é diferente no sector da saúde 2. A saúde e o valor económico da vida 3. A saúde e a procura de cuidados 3.1 A saúde da população 3.2 Os modelos de procura de cuidados 3.3 Os determinantes do estado de saúde 4. A informação em saúde 4.1 Assimetrias de informação 4.2 A relação de agência 5. A indução da procura 6. O financiamento das despesas de saúde 7. Princípios dos sistemas de pagamento 8. Informação Financeira. 9. Análise Financeira. 10. Os instrumentos de gestão económica, contabilística e financeira. |
Metodologias/ |
As metodologias de ensino/aprendizagem assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, através da interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um. Serão realizados exercícios em sala de aula e discutidos casos práticos. |
Regente da Unidade Curricular |
Rita Leal |