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Resumo da Cadeira
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Objetivos de aprendizagem/ Competências

  • Permitir o domínio de técnicas e competências fundamentais da gestão das pessoas;
  • Compreender a importância da comunicação e do comportamento assertivo em contexto organizacional;
  • Assegurar conhecimentos específicos em áreas-chave da gestão de recursos humanos;
  • Atualizar conhecimentos em matéria de carreira, vínculos, remunerações e avaliação de desempenho;
  • Maximizar as competências de gestão de pessoas no exercício das suas responsabilidades pelo desempenho e desenvolvimento das suas próprias equipas;
  • Compreender o desenvolvimento profissional como estratégia de capacitação individual e coletiva para uma prática profissional de excelência;
  • Compreender a natureza e os fatores críticos de sucesso da liderança;
  • Identificar competências que potenciam a liderança eficaz, gestão e motivação de equipas;
  • Entender a importância do valor da comunicação social, para a profissão;
  • Identificar e desenvolver técnicas para negociar, mediar e gerir conflitos;
  • Conhecer as ferramentas de gestão do tempo, mais eficazes.

Conteúdos programáticos        

  • Técnicas e competências fundamentais das pessoas
  • Comunicação e interação entre pessoas e organização.
  • Sistema de Gestão, função e roda dos Recursos Humanos.
  • Avaliação de desempenho: indicadores e metodologia, sistemas de pagamento e desenvolvimento de pessoal.
  • SIADAP – Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho na Administração Pública.
  • Reconhecimento e mérito: Política salarial, Política de incentivos, Remuneração fixa e variável.
  • A vantagem competitiva através dos recursos humanos.
  • A liderança.
  • Liderança e Inovação nas Organizações.
  • O valor da liderança nas organizações de saúde  
  • Liderança da dinâmica organizacional: a gestão de conflitos e a organização do tempo.
  •  Preparar e conduzir reuniões com os colaboradores e com a equipa;
  • O trabalho em equipa.
  • Líderes fortes, equipas fortes.

Metodologias/
Avaliação

As metodologias de ensino/aprendizagem assentam numa abordagem teórica e teórico-prática, operacionalizas pelos métodos expositivo, interrogativo e brainstorming. Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, apelando à interação constante professor/estudante com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um.
Modalidade de avaliação contínua.

Regente da Unidade Curricular

Manuel Melo
(Prof. Especialista)

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