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Resumo da Cadeira
Duração Semestral
ECTS Conclusao 5
Area Cientifica Gestão E Administração
Lingua Ensino Português
Modo ensino Presencial
Tipo de Cadeira Obrigatoria
Codigo da Cadeira 01100243
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Objetivos de Unidade Curricular

Compreender os aspetos gerais da comunicação interpessoal; - Identificar os fatores que condicionam o aparecimento de comportamentos; - Enunciar a importância de assertividade e empatia no contexto organizacional; - Demonstrar um estilo de comunicação assertiva; - Identificar estilos de comunicação agressivo, passivo e manipulador; - Enunciar as vantagens e desvantagens das atitudes facilitadoras da comunicação ; - Compreender o processo motivacional como força geradora do comportamento; - Reconhecer o impacte das emoções no comportamento humano; - Demonstrar competências para atendimento ao publico; - Demonstrar capacidade para lidar com as queixas e as reclamações ; - Gerir conflitos interpessoais; - Demonstrar capacidade para comunicar em equipa multidisciplinar.


Estagios

Nao


Programa

A Importância, a inevitabilidade e a universalidade da comunicação; - A comunicação como um processo continuo; - A comunicação como uma partilha de significações; - Os elementos da comunicação; - A linguagem verbal e não-verbal; - A paralinguagem; A importância do silêncio, dos gestos e das expressões faciais no processo de comunicação; - A importância do comportamento nas relações  interpessoais; - Atitudes comunicacionais e o seu impacte nos contextos de saúde; - Treino de competências comunicacionais e de negociação de divergências; - A motivação e a realizado pessoal; - O papel da motivação na satisfação individual e desempenho profissional da equipa; - Influência das emoções e do stress no comportamento individual e da equipa; - A relevância da inteligência emocional em contexto de trabalho.


Itens Bibliograficos

Carrillo-Duran, Maria. (2014). Comunicação Estratégica No Ambiente Comunicativo Das Organizações Atuais. Comunicação E Sociedade, 26, 71 — 80. Doi: 26. 71. 10.17231/Comsoc.26(2014).2025. Cunha Mp, Rego A, Cunha Rc, Cardoso Cc, Neves P. (2016). Manual De Comportamento Organizacional E Gestéo. Editora Rh. Goleman, Daniel (2012). Trabalhar Com Inteligência Emocional. Temas E Debates, Circulo De Leitores. Green, S. (2018). Know Thyself: The Value And Limits Of Self Knowledge. Routledge. Prause, D. &Amp; Mujtaba, B. G. (2015). Conflict Management Practices For Diverse Workplaces. Journal Of Business Studies Quarterly, 6, 3, 14-22. Santos, Célia M.r.g. (Coord.). (2015). Estratégias Competitivas: Comunicação, Inovação E Liderança. Universidade Estadual Paulista. Ursiny, T. (2020) Como Lidar Com Os Conflitos. Sinais De Fogo Publicações.


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