Os profissionais do setor administrativo da saúde desempenham um papel fundamental nas instituições de saúde, pois são habitualmente o ponto de primeiro contacto com os clientes. Para além das competências administrativas, é-lhes exigido um perfil de competências que vai além destas, como por exemplo na área da comunicação, gestão, informática e legislação em saúde, suportados por uma conduta ética e de proteção de dados. Neste sentido, este curso pretende formar profissionais capazes de planear, gerir e concretizar atividades de secretariado clínico em instituições de saúde.
O ingresso no Curso Técnico Superior Profissional pode ser efetuado através do Regime Geral de Acesso, Regimes Especiais de Acesso e Concursos Especiais
No final do curso, o estudante pode exercer funções em instituições de saúde, quer no contexto dos cuidados de saúde primários ou diferenciados, públicos ou privados, nomeadamente, centros de saúde/unidades de saúde familiares/unidades de cuidados na comunidade, hospitais, unidades de cuidados paliativos, unidades de cuidados continuados, clínicas de saúde, lares, centros sociais, entre outros.
Presencial
Português
1 Participar na avaliação da qualidade dos serviços prestados, através da avaliação do trabalho desenvolvido, bem como no processo de certificado da instituição, implementando estratégias de melhoria quando necessário
2 Planear as atividades de secretariado inerentes ao serviço/unidade de saúde em que está integrado
3 Executar as atividades de secretariado inerentes ao funcionamento diário
4 Efetuar registos nas plataformas inerentes a função (requisição, registo, referenciação e protocolos)
5 Planear o desenvolvimento de atividades, a organização e monitorização do trabalho de modo a
garantir um atendimento célere, profissional, cuidado e personalizado à condição e contexto de saúde
da pessoa e necessidades específicas
6 Fornecer informação de modo fundamentado, atualizado, explícito e adaptado à condição e
contexto de saúde da pessoa
7 Assegurar uma boa gestão documental, de informação e de stock tendo em conta as características
do serviço e garantindo a confidencialidade de dados
8 Planear e colaborar na organização do espaço bem como na implementação e manutenção de um
arquivo documental funcional, confidencial e prático
9 Participar na elaboração de protocolos e procedimentos facilitadores e funcionais adaptados e
personalizados tendo em conta o serviço, a instituição e população utilizadora da mesma
10 Colaborar em ações de educação para a saúde
11 Gerir reclamações, sugestões e elogios
12 Colaborar no circuito da resposta à audição interna, na sequência de procedimentos institucionais
(de rotina) de aferição, de reclamação ou sugestão
DL n.º 74/2006, de 24 de março, alterado e republicado pelo DL n.º 65/2018, de 16 de agosto
O CTeSP de secretariado em Saúde permite o acesso ao ciclos de estudos conducente ao grau de licenciado.